Salvador


web stats

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Quem tem ouvidos ousa.





Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo; O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.  Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.

Apocalipse 1.1-3

Um breve relato sobre João.

João enfrentou o martírio quando foi colocado dentro de um caldeirão de óleo fervente durante uma onda de perseguição em Roma. Salvo milagrosamente da morte, foi sentenciado a trabalhos forçados na ilha de Patmos. Ali teve a revelação de Cristo e escreveu o Apocalipse. Mais tarde foi libertado, retornou para Edessa, atual Turquia moderna, e morreu farto de dias. Foi o único dos apóstolos a morrer em paz.


PATMOS:

Pequena ilha rochosa no mar Egeu, situada a sudoeste de Éfeso (Ap 1.9). Tem cerca de 29 km de circunferência, e por causa do seu aspecto triste serviu, por determinação dos imperadores romanos, de lugar de detenção para criminosos. Para esta ilha foi desterrado S. João por ordem do imperador Domiciano - e foi ali que ele recebeu a revelação, descrita no livro do Apocalipse.
Ao fazer uma meditação mais profunda sobre o texto em questão pude perceber não de mim mesmo,  creio que por intermédio do Espírito Santo, perceber que ser evangélico requer muito mais do que , uma roupa bonita, um palito ou uma gravata do momento, ou mesmo uma boa retórica ou uma excelente exegese ou uma homilética aprimorada, ser evangélico vai muito além disso. Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Romanos 14.17. Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder. 1 Coríntios 4.20. Em apocalipse encontramos as revelações do Senhor para tudo que vai acontecer devemos sim nos preparar por que o fim esta próximo.
Temos três coisas de grande expressividade.

Primeiro:

Bem-aventurado aquele que lê, (Apocalipse 1.3)
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; (João 5.39). Para conhecer precisamos examinar a palavra de Deus.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.(Salmos 1.2). Sentir prazer na lei do Senhor.
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.(Hebreus 4.12). Saber que a Palavra de Deus é viva e não morta e que ela corta como espada de dois gumes.
Fazendo dessa forma nos seremos bem aventurados.

Segundo:

E os que ouvem as palavras desta profecia, (Apocalipse 1.3)
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.( Romanos 10.17). Quando passamos a ouvir a palavra de Deus temos a nossa fé aumentada.
Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. ( Jeremias 18.2). Quando passamos a ouvir a palavra de Deus passamos a aprender muito mais.
Porém o povo não quis ouvir a voz de Samuel; e disseram: Não, mas haverá sobre nós um rei. ( 1 Samuel 8.19). Quando não damos ouvidos a voz do Senhor perecemos.

Terceiro:

E guardam as coisas que nela estão escritas; (Apocalipse 1.3)
Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. (Salmos 119.11). Quando escondemos a palavra do Senhor estamos seguros.
O que guardar o mandamento guardará a sua alma; porém o que desprezar os seus caminhos morrerá. ( Provérbios 19.16). Quando guardamos vivemos.
Tão-somente tende cuidado de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, o servo do Senhor, vos mandou: que ameis ao Senhor vosso Deus, e andeis em todos os seus caminhos, e guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a ele, e o sirvais com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma. ( Josué 22.5). Pois quando guardamos a sua palavra andamos em novidade de vida.

Por que?

Porque o tempo está próximo. (Apocalipse 1.3)
Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. (1 João 5.19)
Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais. ( Lucas 12.40)
Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis. (Mateus 24.44)

Conclusão:

Glorificamos a Deus, pois a sua palavra diz que todas as coisas contribuem para o bem, se esta acontecendo com você então meu irmão você deve agradecer, pois ele deve esta chamando a sua atenção para algo mais em sua vida. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Romanos 8.28

Glória a Deus para sempre. Amém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário