Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado
a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos
pecaram.
Romanos
5.12
I- Um
dos grandes objetivos da Bíblia é tratar dos fatos da vida humana, estabelecer
a sua significação e efeito, e algumas vezes derramar luz sobre a sua causa. No
caso do pecado há dois fatos principais:
a)
O homem é pecador;
b)
Todos os homens cometem pecado.
Pode,
portanto esperar-se que a Bíblia derramará luz sobre o sentido da palavra
pecado e sobre seus efeitos; e nos fará conhecer a causa da sua influência
universal nos homens e o remédio para esse grande mal.
II-
Segundo a Bíblia, a causa dos pecados encontra-se duma maneira definitiva
(tanto quanto se considera a vida terrestre) no pecado de Adão e Eva, com as
suas conseqüências, transmitidas à posteridade. A este fato se chama a Queda.
Basta dizer-se aqui, que, por mais baixo que estivesse o primeiro homem na
escala da humanidade, se ele era homem devia ter tido, na verdade, algum
conhecimento rudimentar do bem ou do mal; e depois da sua primeira voluntária
desobediência ao que lhe dizia a consciência, devia ter ficado numa situação
moral inferior à dos tempos passados. A primeira transgressão feita com
conhecimento do mal não pôde deixar de ser uma queda moral, por maior que fosse
a sua sabedoria adquirida no caminho da vida. Além disso, há razão para
acreditar que as crianças, nascidas após a queda, havia certamente de
participar da natureza dos seus pais, a ponto de ficarem mais fracas com
respeito à moralidade do que não tendo os seus pais transgredidos. Esta crença
muito razoável apresenta-se como sendo o pensamento central da narrativa de Gn
3. O escritor bíblico está, evidentemente, revelando mais do que a simples
enunciação do pecado de Adão e Eva como tal. Ele deseja fazer ver que a pena
alcançou toda a humanidade. Todos entram no mundo com a tendência original duma
modificada natureza para o mal. Não é, por conseqüência, para admirar que cada
pessoa realmente caia no pecado. Nos capítulos seguintes são plenamente
expostos os terríveis e profundos efeitos daquele primeiro pecado.
III- Os
diferentes aspectos do pecado, que se apresentam aos escritores bíblicos, podem
ver-se do modo mais próprio nos vários nomes que lhe dão. Porquanto a Bíblia é
muito rica em termos que significam o pecado, o mal, a iniquidade, a maldade, podendo
ser mencionados neste lugar os mais importantes:
a)
Palavras que têm o sentido de "falta, omissão, erro no fim em vista",
etc. Em hebraico há chêt e termos
cognatos (Sl 51.9); em grego, hamartia (Rm 3.9), hamartêma (1Co 6.18).
b) A
perversão, a deturpação, implicando culpa, são faltas designadas pelo termo
hebraico avon (1Rs 17.18). Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda
em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; (1 Pedro
5:8).
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