Depois pôs-lhe o peitoral, pondo no peitoral o Urim e o Tumim;
Levítico
8.8
O Urim
e Tumim têm sido tema que há despertado certa curiosidade dos estudiosos da
Bíblia. É de grande valia dizer que; aceitação geral quanto a interpretação do
assunto não tem acontecido, por isso, vale a pena mais uma análise deste
assunto.
I – O
significado de Urim e Tumim:
Quanto
ao significado dos termos Urim e Tumim; os especialistas da língua hebraica,
chegaram a conclusão que significam: “luzes e perfeições” ou “luz e perfeição”;
e há ainda quem interprete a expressão hebraica como “as maldições e as
perfeições”.
Em
hebraico a palavra ‘Urim’, começa justamente com a primeira letra do alfabeto
hebraico, que é o “alef” e a palavra ‘Tumim’ com a última letra do referido
alfabeto, a letra “tau”.
II – O
que realmente era Urim e Tumim?
Se
tratava de certo objeto, ou de mais de um objeto. Porém não existe uma clara
definição de como era o objeto, ou objetos. Quanto a cor, tamanho, e
também a substancia do Urim e do Tumim,
realmente não sabemos, são desconhecidas. Talvez fossem dados, ou até bastões,
que deveriam estar na dobra do peitoral dos sacerdotes. A atribuição desse
legado pertencia a então tribo de Levi.
O
estudioso Emílio Conde, em um de seus comentários diz que “ a razão pela qual o
escritor sagrado não descreveu detalhadamente o Urim – Tumim é que o objeto era
perfeitamente conhecido de seus contemporâneos. Somente hoje está envolto em
mistério”. (Emílio Conde, Tesouro de Conhecimentos Bíblicos – CPAD).
III – A
primeira referência ao Urim – Tumim (Êxodo 28.30):
“ponha
também o Urim e o Tumim no peitoral das decisões para que estejam sobre o
coração de Arão sempre que ele entrar na presença do Senhor. Assim, Arão levará
sempre sobre o coração, na presença do Senhor, os meios para tomar decisões em
Israel”. (NVI).
Não é
novidade que, tudo no Antigo Testamento tinha um significado muito grande,
inclusive as vestes sacerdotais, e quanto ao Urim e o Tumim, não temos muitos
detalhes. Sabe-se, que ficava no peitoral do sacerdote (Leviticos 8.8) “depois,
pôs-lhe o peitoral, pondo no peitoral o Urim e o Tumim” (RC).
IV – O
uso do Urim – Tumim:
Pelos
textos apresentados na Bíblia com relação ao uso do Urim –Tumim, percebe-se que
eram pequenos objetos, alguns opinam serem pedras, já que estavam no peitoral
dos sacerdotes. Mas o que nos cahama atenção era o uso que se fazia do Urim
–Tumim.
A
vontade de Deus era conhecida, tirando-se ‘sortes’, alguns sugerem que poderia
ser uma única pedra com duas faces, que tinham gravadas as palavras Urim e
Tumim, uma palavra em cada lado.
Se
observarmos no livro de Números (Numeros 27.21) diz: “Ele deverá apresentar-se
ao sacerdote Eleazar, que lhe dará diretrizes ao consultar o Urim perante o
Senhor. Josué e toda a comunidade dos Israelitas seguirão suas instruções
quando saírem para a batalha”(NVI). A versão revista e corrigida traz: “e se
porá perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo
de Urim, perante o Senhor, conforme o seu dito, entrarão, ele e todos os filhos
de Israel com ele, e toda a congregação”.(RC).
Aí está
o uso do Urim –Tumim, servia de consulta pelos sacerdotes, para saber qual a
vontade de Deus, obter direção, orientação divina para determinadas questões
que envolvia o povo de Deus.
Outra
referência curiosa é quando o Rei Saúl fez uso do Urim – Tumim( de forma
indevida), I Samuel 28.6 “ Ele consultou o Senhor, mas este não lhe respondeu
nem por sonhos nem por Urim nem por profetas”. Então o Rei Saúl foi a procura
da feiticeira, pitoniza de En-Dor.
Outra
passagem um tanto reveladora, é a de I Samuel 14.41,42; na versão porpular
‘Dios Habla Hoy’ da sociedade Bíblicas Unidas – segunda Edición (versão em
espanhol) nos remete este trecho de maneira mais detalhada, apoiando-se na
versão grega , ou seja; na Septuaginta, vejamos:
“Entonces
Saúl exclamo:
__
Señor y Dios de Israel, por qué no hás respondido hoy a tu servidor? Si La
culpa es mia, o de mi hijo Jonatán, al echar las suertes saldrá el Urim; pero si La culpa es de
Israel, tu pueblo, al echar las suertes saldrá el Tumin.
La
suerte cayó sobre Jonatán y Saul, y el pueblo quedó libre de culpa.
Luego
Saúl dijo:
__
echen suertes entre mi hijo Jonatán y yo. Y La suerte cayó sobre Jonatán”.
Este
episódio deu-se, a fim de descobrir quem tinha violado um jejum, e foi
descoberto o culpado por meio da prática do Urim – Tumim. O trecho diz “...ao
lançar as sortes cairá o Urim, mas se a culpa é de Israel, teu povo, ao lançar
as sortes dará Tumim...” a sorte caiu sobre Jônatas...”
Segundo
estudiosos do assunto, caiu em desuso este método de lançar sortes por mei do
Urim – Tumim, já nos tempos de Ésdras e Neemias, ou seja, depois do rei Davi,
já não mais aparecem referências claras ao Urim e ao Tumim no Velho Testamento.
(Esdras 2.63; Neemias 7.65).
Existem
outras passagens na Bíblia, quanto ao uso de se lançar sortes, porém não
obrigatoriamente ao uso do Urim – Tumim. Por exemplo, podemos recorrer ao
episódio do profeta Menor Jonas (Jonas 1.7).
É
sabido que a prática de lançar sortes era comum no Antigo Oriente Médio, e na
maioria das vezes, pedrinhas ou pequenos pedaços de madeira marcados, eram
colocados num vasilhame e quando tirado, assim sabia-se em quem caiu a sorte,
para culpa ou não.
A
última vez que vemos sobre a prática de se lançar sortes é já no Novo
Testamento, quando da escolha da Matias para o colégio apostólico, no lugar de
Judas, em Atos 1.26. Mas o texto não alude ao uso do Urim – Tumim.
Há quem
ainda queira entender que o Sumo Sacerdote Caifás, quando formou conselho para
deliberar a respeito de julgar a Cristo, mas a verdade é que o sumo sacerdote
profetizou, algo que depois se cumpriu. Quanto ao uso de Urim – Tumim, é apenas
especulação. (João 11. 49-51).
Rapidamente concluo, que a
pratica do Urim – Tumim era um meio de se apelar a respeito de se saber a
vontade de Deus, em casos que haviam mais de uma alternativa, porém essa
prerrogativa era exclusivamente dos sacerdotes.
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