Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os
vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor.
Atos 3.19
Eu
tenho o prazer de lidar com um grande número de pessoas que duvidam da sua fé
cristã. Não, eles não são céticos do cristianismo (embora eu também lide com
muitos desses), eles são cristãos que querem parar de duvidar. Eu digo “prazer”
porque essas feridas, na maioria das vezes, podem ser curadas, e eu me sinto
honrado de ter este papel na vida de muitos crentes feridos.
Muitos
destes cristãos sofrem com a agonia da incerteza, lutando para se manter acima
da água. Eles duvidam da presença de Deus, do amor, da existência, e de sua
salvação (entre outras coisas). Uma senhora, no ano passado, escreveu-me a cada
três dias, lutando com o mesmo problema. Ela acreditava que Deus a odiava e que
não poderia ser restaurada. Ela se referiu a muitas passagens em apoio à sua
ansiedade. Havia o “pecado para a morte” em 1 João 5.16. E, claro, se referiu à
“blasfêmia contra o Espírito” em Mateus 12.31. Mas a que repetidamente serve
como ilustração é encontrada em Hebreus 12.17:
Pois
sabeis que, posteriormente, querendo herdar a benção, [Esaú] foi rejeitado,
pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse
buscado.
Esta é
uma passagem verdadeiramente muito difícil, especialmente para aqueles que
duvidam de sua fé e segurança no amor de Deus. Deixe-me tentar explicar de uma
forma que venha, com esperança, consolar o coração partido espiritualmente.
Esaú
foi impedido de se arrepender?
O
arrependimento é o outro lado da fé. Quando vamos a Cristo, estamos
arrependidos de muitas coisas, incluindo o nosso orgulho, que nos mantem longe
de Deus desde o início. Estamos arrependidos de nosso antagonismo em relação a
ele. Nosso arrependimento é ilustrado em nossos joelhos curvados. E então,
confiamos que Deus nos perdoa. O assustador sobre esta passagem é que parece
que Esaú está tentando voltar para Deus em arrependimento, mas ele não pode. Eu
não acho que esse é o caso.
A questão
é: O que Esaú estava buscando com lágrimas? O que é o “o”, de Hebreus 12.17
(“com lágrimas, o tivesse buscado”)? Muitas pessoas acham que é o
arrependimento. A ordem das palavras deixa outras possibilidades obscuras. Pelo
valor nominal em muitas traduções, parece que é por arrependimento que Esaú
está buscando. Observe as leituras nas seguintes traduções:
Almeida
Revisada Imprensa Bíblica: Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois
herdar a bênção, foi rejeitado; porque não achou lugar de arrependimento, ainda
que o buscasse diligentemente com lágrimas.
Almeida
Corrigida e Revisada Fiel: Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois
herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda
que com lágrimas o buscou.
Sociedade
Bíblica Britânica: Pois sabeis que quando ele ainda depois desejava herdar a
bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, embora o
buscasse diligentemente com lágrimas.
Cada
uma destas traduções dá a impressão de que Esaú buscou basicamente por
arrependimento. Se assim for, este é um motivo de grande preocupação, uma vez
que ensina que talvez sejamos capazes de voltar para Deus com lágrimas,
verdadeiramente procurando o arrependimento, mas não seremos capazes de
encontrá-lo. Ela ensinaria que podem haver pessoas que realmente querem
transformação a partir de seu pecado, mas não conseguem encontrar a
misericórdia de Deus. Pode ensinar que você poderia se aproximar do trono de
Deus pedindo o dom do arrependimento e ser desligado. Pode ensinar que há um
momento nessa vida em que é tarde demais, não importa o quanto você deseja
mudar. Isso é assustador.
Buscando
arrependimento ou bênção?
No
entanto, há uma outra e eu acredito, maneira mais fiel de entender esta
passagem. O pronome “o” não tem um, mas dois possíveis antecedentes. Quando
estruturado na forma das traduções que citei, o jeito mais comum de ler é
procurando a possibilidade mais próxima como o referente ao que Esaú procurou.
E o mais próximo referente a “o” é realmente “arrependimento”. No entanto, a
língua grega segue um conjunto de regras diferentes. A ordem das palavras é
secundária à inflexão. A palavra “o” é um pronome feminino, o que significa que
o substantivo que modifica será feminino também.
Neste
verso há dois substantivos femininos no grego: “arrependimento” e “bênção”.
Portanto, há duas opções viáveis aqui para o que Esaú buscou com lágrimas. Ou
era arrependimento ou a bênção. Não é necessariamente preferível se basear em
gramática e sintaxe, por isso temos de olhar para o contexto da história que o
autor de Hebreus faz referência. Então, vamos olhar para a história de Esaú.
A perda
da bênção de Esaú
Quando
nos voltamos para a narrativa em Gênesis 27, vemos Esaú sendo enganado por Jacó
e sua mãe, que lhe tiram sua benção. Após Esaú descobrir que tinha sido
enganado e que Isaque abençoara a Jacó, ele se desesperou. Observe como a
história continua:
Respondeu-lhe
o pai: “Veio teu irmão astuciosamente e tomou a tua benção”. Disse Esaú: “Não é
com razão que chama ele Jacó? Pois já duas vezes me enganou: tirou-me o direito
de primogenitura e agora usurpa a bênção que era minha.” Disse ainda: “Não
reservaste, pois, bênção nenhuma para mim?” Então, respondeu Isaque a Esaú:
“Eis que o constituí em teu senhor, e todos os seus irmãos lhe dei por servos;
de trigo e de mosto o apercebi; que me será dado fazer-te agora, meu filho?”
Disse Esaú a seu pai: “Acaso, tens uma única bênção meu pai? Abençoa-me, também
a mim, meu pai.” E, levantando Esaú a voz, chorou.
Esaú,
de fato, chorou e se arrependeu. Mas o que fez ele chorar? Foi a perda de sua
bênção. O contexto em Gênesis é claro. Acredito que devemos ver a passagem de
Hebreus pelo contexto do enredo original. O autor de Hebreus está dizendo que
Esaú buscou a sua bênção, não arrependimento, com lágrimas.
Graça
Radical
A
Bíblia ensina que nunca existirá um dia antes da morte em que o arrependimento
estará além do nosso alcance. Isso é o que continuei dizendo a senhora que
falei anteriormente. Mesmo o ladrão na cruz encontrou humilde arrependimento em
suas palavras a Jesus: “Lembra-te de mim quando entrares no teu reino”.
Esta é
a maravilha do nosso Deus e do evangelho. O amor de Deus torna o arrependimento
sempre aceitável, não importa onde você se encontra na vida. Se você buscar por
arrependimento, você vai encontrar. A graça de Deus é radical.
Autor:
C. Michael Patton
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