Naqueles dias Judá será salvo e Jerusalém habitará seguramente; e
este é o nome com o qual Deus a chamará: O Senhor é a nossa justiça.
Jeremias
33.16
O
estudo sobre os Doze Profetas Menores será relevante na medida em que
aprendermos e aplicarmos aos nossos dias as suas preciosíssimas lições.
O HOMEM
E A SUA VOCAÇÃO PROFÉTICA
Amós
era natural de Tecoa, um povoado que ficava ao sul de Jerusalém, a menos de 20
km da capital de Judá (Am 1.1). Sua atividade antes de exercer o ministério
profético era a de boieiro (vaqueiro) e de cultivador de sicômoros (Am 7.14).
Não se sabe ao certo se na condição de boieiro Amós era proprietário de um
pequeno rebanho ou um assalariado. A atividade de cultivador de sicômoros,
fruto comestível, implicava em arranhar as frutas com a unha ou com um objeto
de metal antes que amadurecessem, para que dessa forma ficassem doces.
O PROFETA,
O LUGAR E A ÉPOCA EM QUE EXERCEU O SEU MINISTÉRIO
O
ministério profético de Amós foi exercido em Betel (hb. bet-’el, casa de Deus).
A cidade de Betel chamava-se Luza, mas os israelitas, ao se apropriarem da
região, passaram a chamá-la como o nome do santuário cananeu. A narrativa
histórica sobre Abraão e Jacó faz menção de Betel (Gn 12.8; 13.3-4; 28.10-22).
Após o cisma entre as tribos do norte e do sul, em aproximadamente 931 a.C.,
Betel foi transformado em santuário nacional pelo rei Jeroboão I, que aí
instalou a imagem de um touro (I Rs 12.26-33). Amós profetizou quando Uzias era
o rei de Judá, e Jeroboão II (filho de Joás, reinava em Israel, por volta de
760 a.C.
OS
DESTINATÁRIOS DA MENSAGEM PROFÉTICA DE AMÓS
As
primeiras mensagens proféticas de Amós são direcionadas a Damasco (1.3), Gaza
(1.6), a Tiro (1.9), a Edom (1.11), a Amom (1.13) e a Moabe (2.1). Como é de se
esperar, quando as profecias são juízos de Deus contra os inimigos de Israel, o
povo se une e aplaude o profeta. A sétima mensagem profética é também bem
recebida, pois se destina a Judá (2.4), cuja rivalidade com o reino do Norte
era ainda grande.
Conheço
“profetas” hábeis na arte de profetizar contra os “inimigos” de uma instituição
ou da liderança, mas não se portam da mesma maneira quando as coisas na
instituição para quem profetizam, ou na liderança da mesma não vão bem. Amós
não era esse tipo de profeta, levado pela conveniência.
A
oitava mensagem de Amós se volta contra a própria nação de Israel, denunciando
as mazelas da classe dominante, do sistema vigente, injusto e opressor. Amós
não recuou diante da difícil e impopular tarefa de profetizar contra os seus
ouvintes.
A
MENSAGEM PROFÉTICA DE AMÓS
Entre
os pecados denunciados por Amós estavam:
- O
luxo das classes dominantes:
Ai dos
que repousam em Sião e dos que estão seguros no monte de Samaria; que têm nome
entre as primeiras nações. E aos quais vem a casa de Israel. [...] que dormis
em camas de marfim, e vos estendeis sobre os vossos leitos, e comeis os
cordeiros do rebanho e os bezerros do meio da manada; que cantais ao som do
alaúde e inventais para vós instrumentos músicos como Davi; que bebeis vinho em
taças e vos ungis com o mais excelente óleo, mas não vos afligis pela quebra de
José. Eis que, agora ireis em cativeiro entre os primeiros que forem cativos, e
cessarão os festins dos regalados. (Am 6.1, 4-7)
Os
pecados do tempo de Amós não se repetem em nossos dias? Basta olhar para os
líderes evangélicos que multiplicam seu patrimônio através do uso indevido dos
dízimos e das ofertas das lavadeiras, pedreiros, ambulantes, viúvas
pensionistas, e até dos mais bem remunerados e posicionados socialmente.
Conheço
líderes que possuem um rico patrimônio, pois já eram bem sucedidos em suas
atividades profissionais. Outros enriqueceram “do dia para a noite”, se
utilizando dos recursos da igreja, alegando “autoridade dada por Deus para
isso”. Que vergonha, que vexame, que insensatez!
Como
pode um líder cristão adquirir apartamentos e coberturas em prédios de luxo,
fazendas, gados, carros luxuosíssimos e outros bens, e ainda assim ficar com a
consciência tranquila diante da condição da maioria? O Senhor julgará os que
assim praticam.
E o que
falar das “vacas de Basã” (Am 4.1)? As mulheres em Samaria incitavam os maridos
para manter a opressão e o luxo, pois do mesmo também desfrutavam. Não nos
parece as “vacas de Basã” com as esposas de líderes cristãos inescrupulosos,
aquelas que passam o dia (e todos os dias) nos shoppings procurando as últimas
novidades, os recentes lançamentos? Que entregam o trabalho de oração às irmãs
simples da igreja, enquanto o seu próprio trabalho é gastar, gastar e gastar?
Para as vacas de Basã Amós profetizou:
Jurou o
Senhor Jeová, pela sua santidade, que dias estão para vir sobre vós, em que vos
levarão com anzóis e a vossos descendentes com anzóis de pesca. E saireis pelas
brechas, uma após outra, e vos lançareis para Hermom, disse o Senhor. (Am
4.2-3)
- A
injustiça social:
Portanto,
visto que pisais o pobre e dele exigis um tributo de trigo, edificareis casas
de pedras lavradas (casas luxuosas), mas nelas não habitareis; vinhas
desejáveis plantareis (sítios e fazendas), mas não bebereis do seu vinho.
Porque sei que são muitas as vossas transgressões e enormes os vossos pecados;
afligis o justo, tomais resgate e rejeitais os necessitados na porta. (Am
5.11-12)
Reparem
na riqueza de detalhes desta mensagem, e das suas similaridades com situações
vivenciadas em nossos dias. Líderes exigem tributos (dízimos e ofertas), como
já falamos, aumentam o patrimônio pessoal escandalosamente, enquanto irmãos
necessitados deixam de ser atendidos e socorridos pelos mesmos líderes nos seus
gabinetes pastorais. Os necessitados pedem socorro e ajuda, mas o líder nunca
pode atendê-los, sempre ocupado em reuniões para tratar dos “negócios”, ou
desfrutando do conforto e privilégios de suas riquezas injustas.
- A
formalidade no culto e na adoração a Deus
Aborreço,
desprezo as vossas festas, e as vossas assembleias solenes não me dão nenhum
prazer. E, ainda que me ofereçais holocaustos e ofertas de manjares, não me
agradarei delas, nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais
gordos. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as
melodias dos teus instrumentos. (Am 5.21-23)
Assim
como fez Isaías acerca de Judá e Jerusalém (Is 1.1, 10-20), Amós também anuncia
o aborrecimento de Deus diante da hipocrisia manifesta nas festas e reuniões
solenes de adoração.
Uma
festa após outra, um aniversário após outro, um culto após outro, e nada de
mudança de atitude, de submissão, de obediência à Palavra de Deus. Nunca se fez
tanta festa em meio a tanta injustiça: [...] os verdadeiros adoradores adorarão
o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
(Jo 4.23)
ACUSAÇÃO
E REJEIÇÃO DO MINISTÉRIO PROFÉTICO DE AMÓS
Como
era de se esperar, por não compactuar com os interesses dos poderosos e do
“rei”, Amós é acusado de conspiração contra o rei e “convidado” a se retirar de
Israel:
Então,
Amazias, o sacerdote de Betel, mandou dizer a Jeroboão, rei de Israel: Amós tem
conspirado contra ti, no meio da casa de Israel; a terra não poderá sofrer
todas as suas palavras. Porque assim diz Amós: Jeroboão morrerá à espada, e
Israel certamente será levado para fora de sua terra em cativeiro. Depois,
Amazias disse a Amós: Vai-te, ó vidente, foge para a terra de Judá, e ali come
o pão, e ali profetiza; mas, em Betel, daqui por diante, não profetizarás mais,
porque é o santuário do rei e a casa do reino. (Am 7.10-13)
Todo
líder opressor e explorador possui bajuladores a seu serviço. Amazias, o
sacerdote de Betel, se enquadra perfeitamente nesse perfil. Bajuladores estão
sempre procurando “conspiradores”, ou seja, aqueles que não se enquadram no
“esquema” ou “sistema” do rei. Que na direção do Espírito alertam e denunciam o
pecado. Quando os bajuladores assim agem, estão na verdade defendendo os seus
próprios interesses e privilégios. Bajuladores não são amigos do “rei”, são
oportunistas descarados. Você conhece algum?
“Foge
para a terra de Judá [...] e ali profetiza”. Como já falamos, é sempre mais
confortável quando a profecia é direcionada para os outros. Amazias manda que
Amós retorne ao seu lugar de origem.
Outro
fato é digno de nota na fala de Amazias: “não profetizarás mais, porque é o
santuário do rei e a casa do reino”. Nos dias atuais, muitos líderes cristãos
estão fazendo da igreja propriedade particular. São os donos do santuário.
Governam como donos, e quando estão para jubilar ou morrer tratam de transferir
o “seu” ministério ou o “seu” campo (o santuário e a casa do reino) para alguém
da família.
Com
certeza, como foi nos dias de Amós, Deus julgará os que na atualidade rejeitam
a advertência do Senhor, e escolhem viver conforme as suas próprias concupiscências.
Para
encerrar, penso que a melhor maneira é usando uma das frases proferidas por
Amós: “Bramiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor Jeová, quem não
profetizará?” (Am 3.8)
| Autor: Pr Altair Germano |
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