Salvador


web stats

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Samuel um exemplo a ser seguido




E Eli abençoava a Elcana e a sua mulher, e dizia: O Senhor te dê descendência desta mulher, pela petição que fez ao Senhor. E voltavam para o seu lugar.
Visitou, pois, o Senhor a Ana, que concebeu, e deu à luz três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do Senhor.
E o jovem Samuel ia crescendo, e fazia-se agradável, assim para com o Senhor, como também para com os homens.

1 Samuel 2.20,21-26

Introdução:

A palavra de Deus nos deixa de uma forma extasiado com os relatos feitos, vendo que pessoas estão com vários problemas que muitas vezes parecem insolúveis e pensam em desistir de lutar, de prosseguir, de permanecer à beira do caminho por que pensam que não tem mais nenhuma luz no fim do túnel, só que estam completamente enganados, pois existe sim uma solução, que muitas vezes deixam passar despercebido. Nos como seres humanos muitas vezes desistimos diante de uma situação controvérsia. Vamos conhecer uma mulher que com um momento bem complicado não desistiu de procurar. Devido a sua situação que não era animadora no meio dos seus familiares e muito menos para a comunidade em que vivia, pois era tida como amaldiçoada mesmo assim não pediu para Deus matá-la, não abriu a boca indevidamente, mas buscou com sabedoria, humildade, com coração contrito, alguém que poderia dar a solução do seu problema, pois assim como ela recorreu ao Senhor e veja que coisa maravilhosa Deus concedeu a sua petição ela estava pedindo um filho. Deus ouviu dando a ela não apenas um mais cinco filhos. Samuel era sacerdote, juiz e profeta.

As dificuldades enfrentadas:

Ana era uma mulher amargurada por que o Senhor lhe tinha cerrado a madre e a sua competidora que era Penina excessivamente a irritava.

Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR.

(1 Samuel 1.15)

Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o Senhor lhe tivesse cerrado a madre.
E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o Senhor lhe tinha cerrado a madre.
E assim fazia ele de ano em ano. Sempre que Ana subia à casa do Senhor, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia.

(1 Samuel 1.5-7)

A petição ( Mateus 7.7)

Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.
E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.

(1 Samuel 1.10-11)

A recompensa (Salmos 127.3)

E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.

(1 Samuel 1.20)

Cumprindo o voto (Eclesiastes 5.1)

E disse ela: Ah, meu senhor, viva a tua alma, meu senhor; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao SENHOR.
Por este menino orava eu; e o Senhor atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito.
Por isso também ao Senhor eu o entreguei, por todos os dias que viver, pois ao Senhor foi pedido. E adorou ali ao Senhor

(1 Samuel 1.26-28)

Uma das coisas que tenho observado nesta leitura e chamado a minha atenção é que Samuel:

CRESCIA DIANTE DO SENHOR

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;

(João 5.39)

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.

 (2 Pedro 3.18)

IA CRESCENDO

Crescendo na massa corporal, passando de criança, a um pré- adolescente, adolescente, jovem e assim por diante.

FAZIA-SE AGRADÁVEL (Senhor e os homens)

Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.

 (1 Timóteo 3.7)

Fazendo um paralelo vemos que Jesus, crescia em sabedoria, estatura e graça para com Deus e os homens.
 Lucas no capitulo 2 que diz:

E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.

(Lucas 2.40)

E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.

(Lucas 2.52)

 Conclusão:

Nem tudo esta perdido como diz a palavra de Deus. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. (Romanos 8.28). Venhamos a aprender que devemos agradecer por tudo, porque fazendo assim a recompensa virá. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

(1 Tessalonicenses 5.18)


Deus te abençoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário