Salvador


web stats

terça-feira, 22 de julho de 2014

Uma língua que cura.


 

Ouvi, porque falarei coisas excelentes; os meus lábios se abrirão para a eqüidade.
Porque a minha boca proferirá a verdade, e os meus lábios abominam a impiedade.
São justas todas as palavras da minha boca: não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem pervertida.
Todas elas são retas para aquele que as entende bem, e justas para os que acham o conhecimento.

Provérbios 8:6-9

Essa passagem não deveria ser somente nossa confissão e testemunho, mas também nossa
reputação: o que falamos sobre nós e o que os outros dizem de nós.
Infelizmente, aprendemos na vida a falar com rodeios. Quando nos comunicamos, quase sempre
os outros não têm a menor idéia do que falamos.
Devem nos comprometer com a comunicação simples, direta, honesta e verdadeira.
Como Tiago nos disse, bênçãos e maldições não devem estar juntas em nossa boca. Ao
contrário, temos de ser como a mulher de Provérbios 31- em nossa boca deve estar a instrução
da bondade.
Como filhos de Deus, cheios do Espírito Santo, devemos manifestar os frutos do Espírito,
principalmente a bondade, a benignidade, a mansidão e a humildade.
Esta deve ser nossa disposição.
Qual é a Sua Disposição?
Como leão que ruge e urso que ataca, assim é o perverso que domina....
Pv 28.15
Webster define a palavra disposição como "o humor normal de alguém: temperamento";
"tendência ou inclinação habitual," ou "a maneira comum de resposta emocional".1
Que tipo de disposição você tem? Você é normalmente feliz e de natureza boa ou é rabugento e
mal-humorado? Você é doce e bom ou azedo e mau? Você é calmo ou fica furioso facilmente?
(Se fica, por quanto tempo?) Você é positivo e entusiasmado ou negativo e deprimido? Você é
despreocupado e fácil de agradar ou é áspero e exigente?
Como mencionei anteriormente, parecia que eu estava rodeada de pessoas com disposição
negativa. É difícil agradar a pessoas que têm esse tipo de disposição. Se já esteve com pessoas
assim por perto, tenho certeza de que você sabe o que quero dizer. Parece que sempre querem
alguma coisa a mais do que elas já têm. E como sentar-se para comer frango frito e ficar
decepcionado porque o frango está frito ao invés de assado. Esse é um exemplo muito simples,
eu sei, mas tenho certeza de que você entendeu.
Uma pessoa com esse tipo de disposição é quase sempre chamada de "rabugenta," "mal-
humorada" ou "urso." Qual é a sua disposição? Você é um "urso rabugento" ou é um "ursinho
de pelúcia"?
A Disposição Orgulhosa
Abominável é ao SENHOR todo arrogante de coração; é evidente [eu lhe asseguro] que não
ficará impune. Pv 16.5
Pessoas com disposição orgulhosa são difíceis de lidar porque são arrogantes demais. Não se
pode lhes dizer nada porque já sabem tudo. Têm tanta opinião que estão sempre na defensiva, o
que faz com que não aceitem correção facilmente, porque teriam de admitir que estão erradas - e
isso é algo quase impossível para elas.
Em meu ministério, o Senhor me usa para trazer correção por meio da sua palavra. A carne,
geralmente, não se importa com isso, mas correção é o que nos faz crescer no Senhor. Embora
eu tente corrigir em amor, às vezes as pessoas não gostam porque, sendo orgulhosas, resistem à
verdade. Mas Jesus diz que é a verdade que nos liberta. (Jo 8.32).
Lembre-se: pessoas livres são pessoas felizes.
Além de estar sempre na defensiva, pessoas orgulhosas quase sempre estão ocupadas tentando
convencer os outros de que precisam mudar ou do que precisam fazer.
Foi incrível aprender que não é meu trabalho convencer a ninguém. Esse é o trabalho do
Espírito Santo. Em João 16.8, Jesus disse que é o Espírito Santo quem convence as pessoas da
verdade. Isso significa que não temos que tentar "brincar de Deus" na a vida de outras pessoas.
Mencionei como costumava fazer isso com meus filhos. Não sabia fazer como meu marido, que
se baseava na palavra de Deus para dizer-lhes o que deviam fazer, e continuar com as minhas
tarefas, permitindo ao Espírito Santo convencê-los da verdade.
Quando precisavam ser corrigidos, pensava que era meu trabalho tentar convencê-los de que
estavam errados e eu, certa. Eu pregava e lhes fazia sermões durante horas, tentando fazê-los
concordar comigo. Aquele tipo de abordagem repetitiva e estressante deixava as crianças ainda
mais frustradas. Elas mal conseguiam me agüentar. Sou grata a Deus por curar e restaurar
nossos relacionamentos.
Pessoas orgulhosas sentem necessidade de convencer os outros de que estão certas e eles,
errados.
O versículo de Provérbios ensina que esse tipo de relacionamento dominante e superior não
agrada a Deus. Ele deseja que seus filhos andem em bondade e humildade, e não com
arrogância e orgulho.
Pessoas orgulhosas quase sempre são muito rígidas, o que explica por que são disciplinadoras
tão severas. Elas têm sua própria maneira de fazer as coisas e, se alguém não faz do seu jeito,
reagem de forma impetuosa, às vezes até violenta: "Isso! E assim que tem de ser feito - senão"!
Eu agia assim com meus filhos - e é por isso que meu marido, que havia sido um militar, disse
que eu daria um bom sargento. No entanto, minha atitude com minha família não estava
produzindo o resultado que esperava. Na verdade, estava fazendo o efeito contrário.
Finalmente, pessoas orgulhosas quase sempre são complicadas. Embora a Bíblia nos chame a
uma vida de simplicidade, elas sentem necessidade de transformar tudo em algo importante,
fazer uma montanha de cada montículo. Em parte é porque têm de descobrir tudo, têm de saber
as entradas e saídas de cada situação e saber a razão de tudo o que acontece na vida.
Todas essas coisas ajudam a explicar por que pessoas orgulhosas não são muito felizes e
pessoas infelizes não conseguem fazer outras pessoas felizes.
E a pergunta é: que tipo de disposição Deus quer que tenhamos para ser uma bênção para nós
mesmos e para os outros? Deus nos deu um modelo que possamos seguir?
Uma Disposição Tranqüilizadora
Eis aqui o meu servo, que escolhi, o meu amado, em quem a minha alma se compraz. Farei
repousar sobre ele o meu Espírito, e.ele anunciará juízo aos gentios.
Não contenderá, nem gritará, nem alguém ouvirá nas praças a sua voz.
Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega, até que faça vencedor o
juízo. E, no seu nome, esperarão os gentios (os povos fora de Israel).
Mt 12.18-21
Como crentes, como filhos amados de Deus, criados à sua imagem, ele quer que tenhamos a
mesma disposição tranqüilizadora do seu filho Jesus.
Muitos de nós cremos que se Jesus andasse num ambiente de contendas levaria apenas alguns
minutos para que trouxesse paz àquela situação. Jesus era de natureza tranqüilizadora. Jesus era
cingido de mansidão.
Não queria provar nada. Não estava preocupado com o que as pessoas pensavam dele. Já sabia
quem era, por isso não sentia necessidade de se defender. Embora outros ficassem preocupados
com ele, sua resposta era sempre pacífica e amorosa.
Esse é o tipo de disposição tranqüilizadora que Deus quer para mim e para você. Esse é o tipo
de língua que ele quer que tenhamos - uma que traga encorajamento, edificação e exortação por
onde quer que andemos.
Somos assim ou somos rabugentos e cabeças-duras? Somos humildes, simples e agradáveis ou
orgulhosos, complicados e rígidos?
Meu marido é uma das poucas pessoas que conheço que verdadeiramente tem uma disposição
tranqüilizadora. Ele é tão tranqüilo que me impressiona. Ele pode estar pronto para um cochilo,
mas se eu lhe pedir que vá à mercearia, ele dirá: "Claro, irei agora mesmo". Se fosse eu, posso
assegurar-lhe que minha reação seria completamente diferente!
Geralmente pessoas com esse tipo de disposição são encorajadoras e exortadoras. Não importa o
que esteja acontecendo ao seu redor ou o que os outros estão dizendo ou fazendo, parece que
elas sempre têm uma palavra de encorajamento e bondade para compartilhar com todos.
Essa é a maneira que Deus pretende que sejamos. É para isso que ele nos deu a língua — não
para cortar pessoas em pedaços, julgar, criticar e condenar aqueles que discordam de nós.
Como mensageiros de Deus, porta-vozes, embaixadores da paz, não devemos ser ásperos e
duros, orgulhosos e arrogantes, rígidos e inflexíveis. Ao contrário, devemos ser tranqüilizadores
e mansos, simples e humildes, flexíveis e adaptáveis.
Para ser da maneira que Deus quer que sejamos, seus representantes na terra, devemos nos
despojar de nossa velha natureza e nos revestir da nova natureza - que é a natureza de seu
amado filho Jesus Cristo.
Uma Nova Natureza
No sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem [deixeis de lado e
descarteis vosso velho "eu"], que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos
renoveis no espírito do vosso entendimento [tenhais uma mente nova e atitude espiritual],
e vos revistais do novo homem (o "eu" regenerado), criado segundo Deus, em justiça e retidão
procedentes da verdade.
Ef 4.22-24
Na Versão King James, a declaração de abertura do versículo 22 diz: despojai-vos concernentes
à antiga conversação do velho homem...
Embora a palavra grega anastrophe nessa passagem não seja mais traduzida como
"conversação" nas versões mais modernas, porque o significado dessa palavra em inglês mudou
do tempo do King James, em que era "comportamento",2 ainda creio que haja uma ligação vital
entre conversação e comportamento, que é um reflexo e expressão de nossa natureza.
O Senhor me revelou que nossa natureza é vista por intermédio da nossa conversação. Significa
que o tipo de pessoa que somos é revelado por nossa fala.
Nossa natureza sai por nossa boca.
Se tivermos uma disposição tranqüilizadora, nossas palavras trarão essa tranqüilidade às águas
turbulentas.
A Bíblia não diz que a resposta branda desvia o furor? (Pv 15.1). Isso é verdade - se tivermos a
disposição de deixar nosso orgulho e permitir que o Espírito Santo trabalhe por nosso
intermédio, como ele quiser, em cada situação.
Se estivermos dispostos a nos humilhar diante do Senhor, em mansidão e obediência, como
Jesus fez, então, a mesma natureza que motivou suas palavras e ações transformará nossa
natureza e trará tranqüilidade à nossa vida e à vida de todos aqueles com quem entrarmos em
contato. Jesus chamou isso de tomar seu fardo sobre nós.
A Natureza de Jesus
Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. [Eu acalmarei
e refrigerarei vossas almas.] Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso
(dócil) e humilde de coração; e achareis descanso (alívio, sossego e refrigério) para a vossa
alma. Porque o meu jugo é suave (útil, bom — não áspero, difícil, pesado, mas confortável,
gracioso e agradável), e o meu fardo é leve.
Mt 11.28-30
Para ter a natureza de Jesus e manifestá-la, precisamos saber qual é a natureza dele.
Cada um de nós tem uma natureza diferente. Não há dois exatamente iguais. Nossa natureza
também muda à medida que passamos por experiências e ciclos da vida.
Com o passar dos anos, tenho visto a transformação em minha natureza e na do meu marido.
Sou do tipo que tem uma personalidade briguenta. Pessoas com meu tipo de disposição são
difíceis de agradar. Nada serve. Elas têm de transformar tudo em algo importante. Tais pessoas
não são muito felizes.
Os mais felizes são os que enfrentam bem as coisas. São fáceis de agradar e se dar bem. São do
tipo "deixe o barco correr." São ajustáveis e adaptáveis. Tais pessoas quase sempre trazem
tranqüilidade às águas turbulentas.
Tenho de admitir que durante os primeiros vinte e um anos de nosso casamento, até que eu fosse
cheia com o Espírito Santo, meu marido era muito mais feliz que eu. Finalmente comecei a
alcançá-lo; porque tenho mais da Palavra de Deus em mim agora do que antes. No entanto,
mesmo depois de ser batizada no Espírito Santo, não houve nenhuma mudança instantânea da
noite para o dia em minha vida.
Mudança real não acontece fácil ou rapidamente.
Você já aprendeu que se quer mudar, deve querer - e querer tanto que se esforça para isso.
Muitas pessoas gostariam de tomar apenas uma pílula ou pronunciar alguma palavra mágica
numa noite e acordar na manhã seguinte completamente diferentes, completamente
transformadas. Isso não funciona desta forma.
Não existem santos da noite para o dia ou ministros instantâneos.
Se você e eu queremos ser diferentes de como somos agora, então temos de suportar alguns
sofrimentos. Vamos ter de cooperar com o Senhor passo a passo, enquanto ele nos molda
conforme sua vontade, transformando-nos gradualmente na imagem de seu filho Jesus.
No versículo 29 dessa passagem, Jesus descreve a natureza dele. Ele diz que é manso e humilde
de coração e continua dizendo que, se tomarmos seu jugo - sua natureza - e aprendermos dele,
acharemos descanso.
Quando começarmos a tomar a bondade, mansidão e humildade que marcaram a vida de Jesus,
acharemos descanso para nossa alma.
No versículo 30, Jesus descreve seu jugo - sua natureza - como suave e bom, e não duro,
pesado, áspero ou aflito, mas confortável, gracioso e agradável.
Lembre-se: se estiver sob pressão, essa pressão não vem de Deus. Seu jugo não é áspero, duro,
pesado ou aflito - porque sua natureza não é assim. Essa não é a forma de ser do Senhor, essa é
a forma de ser do diabo, e é dessa forma que se tornam aqueles que se submetem a ele.
Jesus tem uma disposição pacífica e tranqüilizadora.
É por isso que a Bíblia diz que, se quisermos ser guiados pelo Espírito de Deus, devemos
aprender a ser guiados pela paz. (Cl. 3.15.) Se formos guiados pela paz, saberemos que estamos
sendo guiados por Deus, porque ele é a paz dentro de nós.
Muitos crentes vão de um culto a outro buscando uma "voz," procurando uma "palavra" de
Deus. Com a direção do Espírito Santo, ministrei palavras de conhecimento, palavras de
sabedoria e palavras de profecia em nossos cultos. Todo mundo gosta disso. Mas, quando se
trata de permitir que o Espírito Santo transforme nossa natureza carnal na natureza de Jesus
Cristo, é outra história. É aí que os cristãos maduros são separados dos bebês espirituais. É aí
que é revelado quem realmente quer ter um compromisso com Deus e quem não quer.
É fácil permanecer do jeito que somos. É fácil continuar sendo áspero, duro e aflito, mas isso
rouba nossa paz e alegria.
Devemos aprender que, se escolhermos ser verdadeiramente felizes, teremos de ser como Jesus,
tomar sua natureza sobre nós, ainda que ele tenha tomado nossa natureza sobre si. (Hb 2.16.)
Ásperos e duros ou doces e calmos é o que vai revelar se somos verdadeiros adoradores de
Deus.
Um Óleo de Unção Santo e Perfumado
Disse mais o SENHOR a Moisés:
Tu, pois, toma das mais excelentes especiarias: de mirra fluida quinhentos siclos, de cinamomo
odoroso a metade, a saber, duzentos e cinqüenta siclos, e de cálamo aromático duzentos e
cinqüenta siclos, e de cássia quinhentos siclos, segundo o sido do santuário, e de azeite de
oliveira um him. Disto farás o óleo sagrado para a unção, o perfume composto segundo a arte
do perfumista; este será o óleo sagrado da unção.
Êx 30.22-25
Você realmente quer ser ungido? Ou quer apenas gotas de unção do Espírito Santo? Você quer
ser impregnado com a doce fragrância do Espírito de Deus?
De acordo com a Bíblia, há uma fragrância espiritual que sobe de nossa vida:
Porque nós somos para com Deus [semelhante a] o bom perfume [que exala] de Cristo, tanto
nos que são salvos como nos que se perdem (2 Co 2.15).
Essas coisas que vemos no Antigo Testamento são muito relevantes nos aspectos práticos do
Novo Testamento.
Os Ingredientes do Óleo da Unção
Com ele ungirás a tenda da congregação, e a arca do Testemunho, e a mesa com todos os seus
utensílios, e o candelabro com os seus utensílios, e o altar do incenso, e o altar do holocausto
com todos os utensílios, e a bacia [para limpeza] com o seu suporte.
Assim consagrarás (separarás) estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que tocar nelas
será santo (separado para Deus). Também ungirás Arão e seus filhos e os consagrarás
(separarás) para que me oficiem como sacerdotes.
Êx 30.26-30
Tenho um livro de Hannah Hurnard chamado Mountains of Spices?
Ao ler essa passagem de Êxodo, comecei a me perguntar o que tais especiarias representavam e,
então, procurei-as naquele livro.
De acordo com a autora, a mirra representa a mansidão.4 Visto que a receita para o óleo da
unção pede 500 siclos de mirra, isso representa uma grande quantidade de mansidão!
Como vimos, mansidão é um dos atributos da natureza de Jesus Cristo.
O cinamomo representa a bondade5 e o cálamo, a suavidade;6 então, se desejamos a unção de
Deus sobre nós, teremos de ser impregnados de uma mistura de mansidão, bondade, suavidade e
humildade.
Cresça em Cristo e em Amor
Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto
que seja ele senhor de tudo. Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado
pelo pai. Gl 4.1-2
Devemos crescer e tornar-nos maduros em Cristo para reivindicar a herança completa que está
separada para os filhos de Deus.
No capítulo 4 de Gaiatas, o apóstolo Paulo diz que quando um menor recebe uma herança ela é
entregue a um tutor até que o menor atinja a maioridade.
Como herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo (Rm 8.17), temos uma herança em Cristo.
Mas até que deixemos as coisas de menino e cresçamos, essa herança é guardada para nós pelo
Espírito Santo.
Só recebemos as bênçãos de Deus quando atingimos a maturidade suficiente para lidar com
elas. Uma maneira de mostrarmos maturidade é pelo controle da língua.
Como vimos em Isaías 58.6-9, temos de soltar as ligaduras da impiedade, desfazer as ataduras
da servidão, deixar livres os oprimidos e despedaçar todo jugo.
Temos de repartir o pão com o faminto e recolher em casa os pobres desabrigados. Temos de
cobrir o nu e não nos escondermos do nosso semelhante.
O que o Senhor diz nessas passagens é que ele quer que tenhamos o tipo de disposição madura
do seu filho Jesus, uma disposição que não é egoísta e egocêntrica, mas que se importa com os
outros. Como Isaías afirmou, então nossa luz romperá como a manhã, e nossa cura - nossa
restauração, o poder de uma vida nova - brotará sem detença. Nossa justiça, nosso
relacionamento correto com o Senhor irá adiante de nós, conduzindo-nos à paz e à prosperidade.
A glória do Senhor será a nossa retaguarda; clamaremos ao Senhor e ele nos responderá.
Quando tirarmos o jugo do meio de nós, o dedo que ameaça, quando pararmos de criticar e
julgar os outros, quando lançarmos fora toda forma de falar falso, áspero e injustamente, então
as bênçãos do Senhor virão sobre nós.
E assim que nos tornamos verdadeiros adoradores — um aroma doce e suave para o Senhor.
Uma Fórmula Para Viver No Reino
Pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas
vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção (podridão e
corrupção) das paixões (lascívia e ganância) que há no mundo, por isso mesmo, vós, reunindo
toda a vossa diligência [as promessas divinas], associai (tornai participantes) com a vossa fé a
virtude (excelência, resolução, energia cristã); com a virtude, [desenvolvei] o conhecimento
(inteligência); com o [exercitando] conhecimento, [desenvolvei] o domínio próprio; com o
domínio próprio, a perseverança (paciência, persistência); com a perseverança, [desenvolvei]
a piedade; com a piedade, [desenvolvei] a fraternidade; com a fraternidade [desenvolvei], o
amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais
nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo
(o Messias, o Ungido).
2 Pe 1.4-8
Nessa passagem há uma formula bíblica para sair da carne e entrar na natureza divina e para
experimentar o verdadeiro viver no Reino.
Nosso relacionamento com Deus começa no pátio externo. De lá, passamos para o pátio interno
e, finalmente, para o Santo dos Santos.
Nossa vida cristã começa com o novo nascimento. Oramos na carne; lemos a Bíblia na carne;
vamos à igreja na carne. Adoramos na carne e Deus aceita esse tipo de adoração porque é ele
quem nos leva ao nível em que estamos. Mais tarde ele dirá: "É hora de passar para o pátio
interno" por intermédio da mensagem de santidade; a mensagem da santidade diz que antes
Deus permitia certas coisas, mas agora não permite mais.
Finalmente, chega o dia em que Deus diz: "Agora é hora de entrar no Santo dos Santos". Para
entrar naquele lugar, toda nossa vida deve ser colocada sobre o altar diante do Senhor. Não
podemos mais reservar as pequenas coisas que queremos para nós mesmos.
Devemos desistir de tudo por Deus e nos tornarmos verdadeiros adoradores em espírito e
verdade. (Jo 4.23). Isso significa que devemos estar prontos para viver diante de Deus como ele
deseja, confiando que nos dará a graça para isso. (Fp 2.13).
Nessa passagem, a primeira coisa que nos é dita é que devemos tomar as promessas de Deus e
zelar por elas.
Muitas pessoas estão paradas bem no início. Elas nunca vão além das promessas de Deus.
Andam por aí citando promessas a vida inteira, mas nunca zelam ou se esforçam, por isso nunca
vêem o cumprimento dessas promessas.
Para crescer na verdadeira maturidade cristã e cumprir a vontade e o plano de Deus para nossa
vida, devemos decidir terminar a carreira que nos está proposta. (2Tm. 4.7). Haverá coisas que
virão para nos desencorajar e nos fazer desistir, mas devemos ser determinados e zelosos.
Devemos acrescentar fé ao nosso zelo, que por sua vez desenvolve a virtude ou a excelência.
Há momentos em que o Senhor dirá: "Você não pode mais ser preguiçoso, desleixado e
indisciplinado; você tem de exercer excelência, determinação e energia cristãs".
Essa excelência desenvolve o conhecimento, que produz o domínio próprio. Isso significa que
não podemos mais fazer o que queremos, mas devemos ser comprometidos como Jesus, para
fazer a vontade do Pai.
Uma vez que desenvolvemos o domínio próprio, ele, por sua vez, nos leva à firmeza, que é
paciência ou resistência. Paciência não é apenas a capacidade de esperar, mas a capacidade de
esperar com uma boa atitude. Enquanto esperamos, nossa vida deve exalar aquele doce aroma
diante do Senhor.
Com certeza, é mais fácil exalar um bom aroma quando as coisas estão indo do nosso jeito. E
muito mais difícil quando tudo está contra nós, quando aqueles ao nosso redor estão tendo suas
orações respondidas, enquanto as nossas próprias orações parecem não passar do teto.
Nessas horas, pode parecer que Deus está surdo, que, por alguma razão que não conseguimos
entender, ele se recusa a nos ouvir. Todos nós passamos por isso. O teste é: que tipo de
fragrância exalamos enquanto esperamos? Nossa firmeza, nossa paciência e nossa resistência
nos levam a algo chamado temor.
É quando começamos a ser expostos a uma enxurrada constante de mensagens de santidade. Por
quê? Porque Deus lida com cada virtude cristã, uma de cada vez.
Ele está nos levando a algum lugar. Deus está nos levando para si mesmo, capacitando-nos a
permanecer na sua santa presença. Ele está nos preparando para sermos usados por Ele no
grande avivamento dos últimos dias.
Depois do temor vem a afeição fraterna, que a Versão King James chama de "bondade fraterna".
Esse tipo de afeição ou bondade fraterna produz o verdadeiro "amor cristão", que é a tradução
da Bíblia Amplificada da palavra grega ágape, que significa amor semelhante ao de Deus.
Cingi-vos de Humildade
... Cingi-vos todos de humildade [como a veste de um servo, para que não possa ser tirada de
vós, livres do orgulho e arrogância], porque Deus resiste aos soberbos (insolentes,
presunçosos, jactanciosos) — [e ele os frustra, se opõe e os derrota], contudo, aos humildes
concede a sua graça (favor, bênção).
1 Pe 5.5
Na época que comecei este estudo sobre a língua, o Senhor me revelou, por intermédio dessa
fórmula que eu estava certa sobre ágape.
Enquanto eu relembrava minha vida até aquele ponto, pude ver que o Senhor me sustentou em
cada um dos estágios de crescimento cristão. Agora ele dizia que era hora de fazer como Pedro
declarou: cingir-me com a humildade de Cristo.
Creio que Deus diz isso para cada um de nós. Devemos cingir-nos com o manto de humildade,
mansidão, bondade e suavidade. Devemos usar esse manto no mundo, agir como Jesus, exalar
um doce aroma e ter uma personalidade tranqüila.
Depois que recebi essa mensagem do Senhor, eu estava ministrando em uma reunião e, no final
do culto, um homem veio até mim e disse: "Sinto que esta será somente uma confirmação, mas
tenho uma palavra do Senhor para você". Ele continuou a citar esta passagem, 2 Pedro 1.4-9, e
disse: "O Senhor diz que você está na bondade e depois disso vem o Reino".
Como disse anteriormente, sou cuidadosa com as palavras de outras pessoas, mas neste caso não
há como aquela palavra ter sido acidental. Ela me encorajou muito, porque acreditei que era
uma confirmação do que Deus já tinha me mostrado.
Esteja Pronto Para Ser Transformado
E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando [na Palavra de Deus], como por espelho, a
glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo
Senhor, o Espírito.
2 Co 3.18
A mudança que precisa acontecer em cada um de nós não vem da nossa vontade, da nossa força
ou das nossas boas obras. Ela vem de conhecer a Deus pessoalmente e intimamente.
Neste capítulo final, não ensinarei sete passos para crescer no conhecimento do Senhor. Direi
qual é a sua única responsabilidade.
A confissão é boa. Faz coisas na vida do crente, mas não muda o homem interior.
Certos tipos de programas de oração são bons. Ajudam a desenvolver a disciplina espiritual,
mas não mudam o homem interior.
Ler a Bíblia, freqüentar igreja e muitos outros exercícios são bons. São coisas que cada crente
tem que praticar, mas elas não mudam o homem interior.
Só existe uma maneira de mudar o homem interior: é colocando-se na presença de Deus e
permitindo que ele faça uma obra no seu interior.
No momento, toda a Igreja de Jesus Cristo está trabalhando e se esforçando - tentando mudar.
Deus me revelou que apreciaria muito se todos nós apenas o contemplássemos em sua Palavra e
permitíssemos que seu Espírito nos transformasse em sua imagem.
Nós, carismáticos, nos tornamos tão religiosos... Na verdade, temos nossa própria religião!
Planejamos e programamos tudo em nossa vida espiritual. Não há nada de errado com a
disciplina e a ordem, mas, se planejamos e programamos as coisas e deixamos Deus de fora,
então temos um problemão em nossas mãos. A única coisa que vai nos transformar
verdadeiramente é entrar na presença de Deus e esperar que ele faça o que não podemos fazer
sozinhos.
Não estou desafiando você a sair e tentar ser bom, humilde, manso ou amoroso. Se essa é a
mensagem que você captou deste livro, então você ficará frustrado.
Esta mensagem não tem a intenção de trazer condenação para o que você é ou foi. E para trazer
encorajamento para o que você pode ser - se quiser submeter-se ao Espírito do Deus vivo.
O Senhor está procurando pessoas que desejam ser mudadas do que são agora para o que
somente ele pode fazê-las ser. O primeiro passo nesse processo envolve quase sempre uma
mudança no discurso.
Isso foi verdade para Abrão e Sarai, que tiveram de aprender a chamar-se por nomes diferentes.
Foi verdade para Moisés, que deu a desculpa de não poder falar adequadamente dado o
problema com a língua. Isso foi verdade para Isaías, que disse ser um homem de lábios impuros,
que vivia no meio de um povo de impuros lábios. Isso foi verdade para Jeremias, que alegou ser
jovem demais para falar pelo Senhor.
Isto será verdade para você e para mim. Se quisermos ser mudados, o Senhor fará nossa
transformação e transfiguração - de sua própria maneira e em seu próprio tempo - enquanto
simplesmente tivermos comunhão com ele no homem interior.
Experimentando o Senhor
Gostaria de compartilhar com você esta citação do livro chamado Experiencing the Depths of
Jesus Christ:
Deus habita no seu espírito. Oh, quando você aprender como é habitar lá com ele, sentirá que a
presença dele dissolverá a dureza de sua alma. E, enquanto a dureza de seu coração derrete,
fragrâncias preciosas exalam de sua alma.7
Pense nisso por um momento. Deus habita lá no seu espírito, mas você tem de aprender a
habitar lá com ele.
Produzir frutos não vem de freqüentar Igreja, vigílias de oração, leitura da Bíblia ou confissão
positiva, embora essas coisas sejam boas. Vem de conformar-se ao Senhor e permitir-lhe
conformar-se a você. E sua divina presença que dissolve a dureza de sua alma, para que as
doces fragrâncias exalem de você.
Você quer mudar? Quer desistir de ser duro, áspero e aflito? Quer se tornar humilde, manso,
suave e doce? Quer ser como Jesus? Então aprenda a ter comunhão com ele para que Jesus
possa desenvolver em você uma língua e um espírito tranqüilo.

Joyce Meyer
Eu e minha boca grande.

Capitulo 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário