Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos.
Salmos
119.12
Epístola
aos Hebreus é um dos 27 livros do Novo Testamento.
Autoria
Muitos
cristãos atribuem a autoria da epístola ao apóstolo Paulo, mas podemos perceber
que o modo como ela foi elaborada, difere das epístolas paulinas.
Ao contrario
de todas as precedentes, a epístola aos Hebreus teve sua autenticidade posta em
duvida desde a antiguidade. Raramente se encontra sua canonicidade, mas a
Igreja do Ocidente ate o fim do séc. IV recusou-se atribuí-lo a Paulo; E se a
do Oriente aceitou o seu atributo, não foi sem fazer certas reservas no tocante
da sua forma literária (Clemente de Alexandria, Orígenes). é que com, com
efeito, o estilo da escrita dessa carta, e de uma pureza elegante, que não
pertence a Paulo. A maneira de citar e utilizar o AT não e a sua. Faltam ai o
enterneço e o preâmbulo, com o qual ele costuma iniciar suas cartas.
Pode-se,
todavia se conhecer ressonâncias de pensamento paulino onde se desenvolveu se o
tema da fé: A lei antiga foi dada por intermédio dos anjos (2:2; Gl 3:19+) a
falha da geração israelita que saiu do Egito e morreu na travessia do deserto
constitui uma advertência para os crentes (3:7-4:2; 1Co 10:1-13), os
destinatários são como crianças que tem necessidade do leite maternal (5:12;
1Co 3:1-3) Abraão e o exemplo da fé (6:12-15; Rm 4:17-21), a aliança no Sinai
se opõe a Nova Jerusalém (12:18-24; Gl 4:24-26)1 .
Essas
consideração levaram a críticos católicos e protestantes a admitir que foi um
redator que ser inscreve na ambiência paulina, mas não a acordo quando e para
identificar o autor anônimo.
Outros
candidatos são Timóteo, Apolo, Lucas, Barnabé, Clemente de Roma, Silas, Filipe
e Priscila.
Parece
mais simples tentar traçar o seu retrato: trata-se de um judeu de cultura
helenística, familiar na arte da oratória, atento a uma interpretação pontual
das passagens veterotestamentária que utiliza freqüentemente segundo a versão
dos LXX para apoiar seus argumentos
Há quem
acredite que não tenha sido escrita por Timóteo, visto que, segundo o versículo
23 do capítulo 13 desta carta, lemos o seguinte:
“ Sabem que o nosso irmão Timóteo já
está em liberdade. Se ele vier a tempo, hei-de levá-lo comigo, quando vos for
visitar. ”
Logo, a
menos que o autor se refira a si mesmo na 3ª pessoa do singular, constatamos
que foi outro que não Timóteo a escrever esta carta.
Podemos
também perceber que esta Carta terá sido escrita por alguém muito ligada à
cultura e tradição judaica, o que não era o caso de Timóteo.
No
terceiro século, Orígenes escreveu:
Só Deus
sabe ao certo quem escreveu a epístola.
—
Orígenes
Quando
foi escrito
Clemente,
um dos pais da igreja primitiva, citou o livro de Hebreus em 95 dC. No entanto,
provas internas, tais como o fato de que Timóteo estava vivo no momento em que
a carta foi escrita e a ausência de qualquer evidência mostrando o fim do
sistema sacrificial do Antigo Testamento, o qual ocorrera com a destruição de
Jerusalém em 70 dC, indicam que o livro foi escrito por volta de 65 dC.
No Novo
Testamento, a epístola é única quanto à sua estrutura:
Começa
como tratado desenvolve-se como sermão e termina como carta. — Orígenes
O livro
de Hebreus é usado como um argumento final em defesa do Cristianismo. Usando
uma lógica cuidadosa e referindo-se freqüentemente ao testemunho, o escritor
define que Jesus Cristo é o Filho de Deus e digno da nossa fé. A preocupação
principal do autor parece de estar atento contra a apostasia (6:4-8; 10:19-39)
e de confortar aqueles que parece lamentar o esplendor do culto mosaico e o
lado tranquilizador, (inclusive do ponto de vista psicológico) de uma religião
oficial que as jovens comunidades cristãs não estava a altura de garantir
(9:9b-10)2 O livro compara e contrasta Jesus com toda história do Velho
Testamento e argumenta que Jesus é o clímax de todas as coisas do passado.
O autor
explica que a vida do fiel deve ser considerada como um êxodo continua para uma
paria prometida (4:1-6) que não pode ser identificado com um lugar terrestre
seja ele qual for (11:13; 13:14).
Assim,
o autor conclui:
“ Olhando firmemente para o Autor e
Consumador da fé, Jesus... Considerai, pois, atentamente aquele que suportou
tamanha oposição dos pecados contra si mesmo, para que não vos fatigueis,
desmaiando em vossas almas. (Hebreus 12:2-3)
Nenhum comentário:
Postar um comentário