Salvador


web stats

sábado, 4 de junho de 2016

O papel dos profetas no Antigo Testamento





Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim;
Ao qual veio a palavra do Senhor, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado.
E lhe veio também nos dias de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, até ao fim do ano undécimo de Zedequias, filho de Josias, rei de Judá, até que Jerusalém foi levada em cativeiro no quinto mês.
Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.
Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino.
Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.
Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor.
E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;
Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.

Jeremias 1.1-10

Como era o profeta do Antigo Testamento?
Como a Igreja primitiva via esses homens de Deus
do passado e como exerceram
o dom de profecia?

Por que os livros dos profetas são chamados de maiores e ou menores?
Qual a mensagem de cada um?
E hoje, existe ainda profeta?
Qual é o papel deles na Igreja?

Se você não tem as respostas, mas quer estudar este necessário e atualíssimo assunto, apanhe sua Bíblia e acompanhe-nos.

Deus nunca desamparou seu povo. Sempre lhe deu líderes, reis, sacerdotes, profetas e pastores, porém a influência marcante foi exercida pelos profetas; seu trabalho consistia no ensino e ação. Vejamos.

I - O PROFETA NO ANTIGO TESTAMENTO

a) O profeta - O que poderia parecer mero descuido da Lei para o homem comum, era visto como um horrendo desastre pelo profeta, tal sua sensibilidade diante do pecado, Jeremias 2. 12, 13 e  19. O profeta não somente ouvia a voz de Deus como sentia seu coração, Jeremias 6. 11; 20. 9. Tal sentimento era conseqüência de um estreito relacionamento com Deus, Amos 3. 7 ; assim, compreendia melhor do que ninguém os propósitos de Deus para o povo com quem tinha um pacto.


b) A mensagem dos profetas normalmente continha advertências aos que colocavam sua confiança em outras coisas e não em Deus, tais como na sabedoria humana, Jeremias 8. 8 e 9, Jeremias 9. 23 e 24; na riqueza, Jeremias 8.10; na autoconfiança, Oseías 10. 12 e 13; no poder opressor; em outros deuses.

Constantemente o profeta desafiava a falsa santidade  do povo judeu e tentava desesperadamente encorajar sincera obediência à Lei.

c) A dedicação - Os profetas eram homens totalmente dedicados a Deus. Detestavam o “meio" compromisso, a entrega parcial a Deus. A fidelidade ao Senhor deveria ser total. Isso implicava em esforçar-se para levar o povo a uma completa submissão a Deus. Os profetas não aceitavam uma sociedade injusta, mas lutavam pela manutenção dos princípios do pacto do Sinai e por eles davam a vida.  Condenavam especialmente a opressão social, ou seja, não admitiam que os mais ricos explorassem os que nada tinham, Amos 4. 1. Também pregavam contra a bajulação aos abastados, usada para conseguir qualquer favor, Amos 6. 1. Por esses posicionamentos, vemos que o povo de Deus tinha e tem de ser comprometido com o seu Deus e não com o homem. A mensagem profética é muito atual.


II - O PROFETA NA IGREJA PRIMITIVA


No Novo Testamento não há o ofício profético como havia no Antigo, mas há o dom de profecia, 1 Coríntios 12. 28, 29 e Efésios 4. 11. Nessas passagens, o profeta é citado imediatamente após os apóstolos, e está associado aos mestres, como se vê na Igreja de Antioquia, Atos 13. 1. Eram também considerados alicerces (fundamentos) sobre os quais a Igreja foi edificada,  Efésios 2. 20.

Os profetas do Novo Testamento tinham como função a proclamação e a predição; eram canais através dos quais, Deus transmitia uma orientação especial à Igreja. Foi, por exemplo, o que fez Ágabo, Atos 11. 28; 21. 10 e 11; e Judas e Silas, Atos 15. 32. Esses homens, usados pelo Espírito Santo, tinham objetivos definidos em sua atuação, 1 Coríntios 14. 3; tornando-os responsáveis pela pregação da mensagem completa sobre o pecado e a salvação, alertando sobre a ira e a graça de Deus.

Os profetas do NT não eram fonte de novas verdades doutrinárias a serem absorvidas pela Igreja e sim expositores da verdade já revelada por Jesus e pelos apóstolos.  Eram dotados do dom sobrenatural de conhecer, e com a liberdade de revelar, os “segredos do coração humano”, 1 Coríntios 14.24,25.

Para que o emocional e o humano não se impusessem ao divino, trazendo prováveis confusões, Paulo declara que outros cristãos experientes têm liberdade de julgar o que for profetizado, 1 Coríntios 14. 29; ou seja, qualquer declaração profética está sujeita a exame e só pode ser aceita se for achada na mesma linha dos ensinos dos apóstolos, 2 Coríntios 11. 4.

III - O PROFETA NA IGREJA HOJE

Não se pode perder a noção de que a responsabilidade da Igreja Local e a sua direção espiritual estão com o pastor, que é auxiliado pelos presbíteros, no que lhes cabe, e por todos aqueles que possuem talentos e dons. É isso que se interpreta com base no significado do próprio título “pastor” (bispo) como está em Atos 20. 28.

Portanto, ao pastor cabe transmitir à Igreja as mensagens como diretrizes para o rebanho do Senhor. Segundo Apocalipse 2. 1, 8 e 12, o pastor é o anjo protetor designado pelo Senhor para aquela localidade.  Logo, o que possui o dom de profecia deve alinhar-se com o pastor e ajudar a promover a paz e o crescimento do rebanho, 1 Coríntios 14. 33, repreendendo as distorções sem se intimidar com os que agem como Jezabel, Apocalipse 2. 20.

Para concluir, precisamos deixar claro que os profetas canônicos existiram até João Batista, Mateus 11. 13; mas no NT e, portanto, na Igreja, há o dom de profecia, que é concedido pelo Espírito Santo que habita no crente, 2 Coríntios 6. 16. Todo crente, e aí se inclui também o pastor, foi comissionado por Jesus, Mc 16: 15, para transmitir ou expor sua mensagem, segundo a Bíblia a apresenta, falando em nome de Deus.

A maioria dos homens ainda não conhece e nem vive essas verdades e o Senhor está esperando que seus pregadores se despertem e anunciem sua santa vontade.


Fiquem na paz do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário