Salvador


web stats

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

O pecado e o crente.




Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

Hebreus 12.1-2

Pecado

Substantivo masculino
1. Transgressão de preceito religioso.
2. Vício.
3. Culpa, falta.

Obs.: O significado e a gravidade do pecado são mais bem compreendidos pelo crente do que por qualquer outra pessoa.

Introdução:

Ao longo de toda narrativa bíblica, o crente é advertido contra o pecado, por isso ao ouvido de cada crente hoje deve continuar soando a advertência solene feita pelo mestre, que diz: vai-te, e não peques mais. João 8.11.

1° É possível o crente pecar?

Para muitos crentes, a descoberta em saber que após aceitar a Jesus como salvador, ainda assim estavam sujeitos ao pecado, foi tão extraordinário quanto o próprio fato de saberem que eram novas criaturas. II Coríntios 5.17. De que é possível o crente pecar é assunto que se salienta em todas as escrituras que mostram o conflito interior do crente entre a sua natureza pecaminosa e a natureza divina que nele habita depois de aceitar a Jesus como Salvador, mostrando a possibilidade do mesmo vir a pecar. Efésios 6.12.

Vejamos :

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
1 João 1.8-9

O pecado citado no versículo 8 é uma referencia direta a natureza caída do homem no singular e ainda no versículo 9 de onde provem todos os pecados, no plural, como podemos ver o crente possui duas naturezas: NATUREZA CAÍDA que é sujeita ao pecado e a NATUREZA DIVINA, esta ultima é implantada no crente através da sua ligação com Cristo a videira verdadeira sobre à qual fala João 15.1. Eu sou a videira verdadeira, enquanto a primeira natureza estiver subjugada o crente será levado de vitoria em vitoria.

2° Qual a causa do pecado do crente?

São muitas as causas por que o crente é levado a pratica do pecado.
Vamos citar aqui 3 causas.

A natureza pecaminosa.

Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira! Romanos 11.24

O sistema mundial que esta sob o domínio de satanás.

Não ameis o mundo, nem no que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.  I João 2.15-17

Falta de oração e cuidadoso estudo das escrituras.

No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Efésios 6.10

O crente que relaxa o habito da oração esta, incorrendo em sérios riscos espirituais, podendo se tornar presa fácil dos laços do adversário.

3° Quais as conseqüências do pecado na vida do crente.

Como vemos a seguir.

A perda da comunhão com Deus.

E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. 1 João 1.5-6

Propicia aos inimigos blasfemar contra Deus.

Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do Senhor blasfemem também o filho que te nasceu certamente morrerá. 2 Samuel 12.14.

Perda do galardão.

A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão
1 Coríntios 3.13-14

Possível morte.

Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.

1 Coríntios 11.30

Maus exemplos.

Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos.
Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos sacrificadas aos ídolos?
1 Coríntios 8.9-10

3° Como o crente deve tratar o pecado?

Devemos sim.

Reconhecê-lo.

Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
Salmos 51.3

Evitá-los.

A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro.
1 Timóteo 5.22

Detestá-lo.

E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne.
Judas 1.23

Resisti-lo com confiança em Deus.

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.
Tiago 4.7-8

Confessá-lo.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
1 João 1.9

E por fim:

Deixá-lo.

O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.
Provérbios 28.13

Conclusão:

Na realidade o pecado esta sempre patente aos nos olhos, mas como vimos o Senhor Jesus, esta sempre pronto para nos perdoar, isso não quer dizer que vamos esta pecando sempre, mais lembremos que a palavra nos diz que se pecar temos um advogado ao nosso favor para interceder por nos diante do Pai, que o Senhor se digne em nos conceder vitorias, amém.
Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
1 João 2.1






Nenhum comentário:

Postar um comentário