Salvador


web stats

quinta-feira, 30 de março de 2023

Mais recebereis a virtude do Espirito Santo.

 




Estudo da palavra de Deus em Atos no capitulo 1 e o versículo 6 ao 11 que diz:


6-Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?

7-E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.

8-Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

9-E, quando dizia isto, vendo-o eles foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.

10-E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.

11-Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.

Atos 1:6-11

Introdução:

Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar,

Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;

Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.

Atos 1:1-3

A preocupação refere-se aos pensamentos, imagens, emoções e ações de natureza negativa de forma repetitiva e incontrolável que resultam de uma análise proativa de risco cognitivo, feita para evitar ou resolver ameaças potenciais antecipadas e suas potenciais consequências. [1]

Psicologicamente, a preocupação faz parte da Cognição Perseverativa (um termo coletivo para o pensamento contínuo sobre eventos negativos no passado ou no futuro). [2] Como uma emoção "preocupação" é experimentada por ansiedade ou preocupação com um problema real ou imaginário, muitas vezes questões pessoais, como saúde ou finanças, ou questões externas mais amplas, como poluição ambiental, estrutura social ou mudança tecnológica. É uma resposta natural a problemas futuros previstos. A preocupação excessiva é uma característica diagnóstica primária do transtorno de ansiedade generalizada. A maioria das pessoas experimenta períodos de preocupação de curta duração em suas vidas sem incidentes; de fato, uma quantidade leve de preocupação tem efeitos positivos, se levar as pessoas a tomar precauções (por exemplo, apertar o cinto de segurança ou comprar um seguro) ou evitar comportamentos de risco (por exemplo, irritar animais perigosos ou beber em excesso), mas com pessoas excessivamente preocupadas superestimam perigos futuros em suas avaliações e em suas extremidades tendem a ampliar a situação como um beco sem saída que resulta em estresse. A superestimação acontece porque os recursos analíticos são uma combinação de lócus (local) de controle externo, experiência pessoal e falácias de crença. Indivíduos cronicamente preocupados também são mais propensos a não ter confiança em sua capacidade de resolver problemas, percebem problemas como ameaças, ficam facilmente frustrados ao lidar com um problema e são pessimistas sobre o resultado dos esforços de resolução de problemas. [3]

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Mateus 6:34

A preocupação dos Discípulos

6-Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?

Quando os discípulos perguntaram a Jesus em Atos 1.6 se o reino seria estabelecido em Israel naquele tempo, ele não disse que isso não aconteceria. Ele disse que eles não poderiam saber quando. Nesse sentido, Jesus afirmou o plano bíblico para o reino de Deus em Israel. Contudo, a restauração do reino a Israel aconteceria no final do período do evangelho, não no começo.

O reino será restaurado a Israel, quando o Rei retornar a Israel. Isso acontece na segunda vinda, não na primeira. A consumação da grande comissão termina com o retorno de Jesus. “Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir” (Atos 1.11).

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Mateus 6:33

Os discípulos esperavam:

Estabelecer o reino a Israel

Expandir o reino para as nações

Jesus mudou isso para:

Ser cheio do Espírito Santo. Pregar o evangelho a todas as nações

Estabelecer o reino na segunda vinda

a) Para Israel

b) Para todas as nações

O reino de Deus inclui tanto Israel quanto as nações. Não é Israel sem as nações; nem as nações sem Israel.

De dentro para fora

O reino de Deus é primeiro espiritual e interior, depois exterior e governamental. No final, Jesus retornará; seu reino será estabelecido na terra com paz e prosperidade para todas as nações, com sua capital em Jerusalém.

A preocupação de Jesus:

Resposta de Jesus.

7-E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.

8-Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.

Lucas 24:49

Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês: Depois de ensinar esses princípios a seus discípulos, Jesus lhes fez mais uma promessa: Vocês vão receber o poder do Espírito Santo quando Ele vier sobre vocês.

É como se Jesus dissesse: vocês estão preocupados com a restauração do reino terreno, mas o tempo certo em que isso acontecerá não foi revelado. Porém, o que foi revelado é que dentro de poucos dias (v.5) O Espírito Santo virá sobre vocês e quando Ele vier, o reino espiritual, o reino de Deus estará dentro de vocês (Cf. Romanos 14:17).

Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

Romanos 14:17

Essa promessa que Jesus fez aos seus discípulos já se cumpriu, não apenas na vida deles, mas também na nossa. Todos nós que somos discípulos de Jesus, temos o Espírito Santo habitando em nós, e, consequentemente, o reino de Deus está habitando em nosso interior, com Justiça, Paz e Alegria.

E serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra = O Espírito Santo capacitaria os apóstolos para serem testemunhas de Jesus. Eles testemunhariam com poder, e onde eles testemunhassem de Jesus, o reino de Deus se manifestaria e o reino das trevas seria destruído.

De igual modo, quando damos testemunho de Jesus no poder do Espírito Santo, o reino de Deus é manifestado e o império das trevas é destruído, o nome de Jesus é glorificado e pessoas são salvas.

Cheios do Espirito Santo, os apóstolos dariam testemunho em Jerusalém, Judeia, Samaria, e confins da terra. Igualmente, para testemunharmos de forma tão abrangente nós precisamos do poder do Espírito Santo. Sem sermos cheios do Espírito de Deus não conseguiremos dar um testemunho eficaz de Jerusalém (nosso círculo mais próximo, por exemplo, familiares e amigos) Até os confins da terra (Os lugares mais distantes.).

Ascensão:

9-E, quando dizia isto, vendo-o eles foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.

10-E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.

11-Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.

Ascensão:

Substantivo feminino. Ato ou efeito de ascender, de subir.

Conclusão:

O capitulo 30 de Jeremias fala da restauração de Israel.

Porque te restaurarei a saúde, e te curarei as tuas chagas, diz o Senhor; porquanto te chamaram a repudiada, dizendo: É Sião, já ninguém pergunta por ela.

Assim diz o Senhor: Eis que farei voltar do cativeiro as tendas de Jacó, e apiedar-me-ei das suas moradas; e a cidade será reedificada sobre o seu montão, e o palácio permanecerá como habitualmente.

E sairá deles o louvor e a voz de júbilo; e multiplicá-los-ei, e não serão diminuídos, e glorificá-los-ei, e não serão apoucados.

E seus filhos serão como na antiguidade, e a sua congregação será confirmada diante de mim; e castigarei todos os seus opressores.

E os seus nobres serão deles; e o seu governador sairá do meio deles, e o farei aproximar, e ele se chegará a mim; pois, quem de si mesmo se empenharia para chegar-se a mim? Diz o Senhor.

E ser-me-eis por povo, e eu vos serei por Deus.

Eis que a tempestade do Senhor, a sua indignação, já saiu; uma tempestade varredora cairá cruelmente sobre a cabeça dos ímpios.

Não voltará atrás o furor da ira do Senhor, até que tenha executado e até que tenha cumprido os desígnios do seu coração; no fim dos dias entendereis isto.

Jeremias 30:17-24

Gloria a Deus.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário