Salvador


web stats

segunda-feira, 17 de abril de 2023

0 poder do Espirito Santo.

 


Leitura da Palavra de Deus em Atos capitulo 2 e os versículos 1 ao 21.


1-E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;

2-E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.

3-E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

4-E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

5-E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.

6-E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.

7-E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?

8-Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?

9-Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia,

10-E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,

11-Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.

12-E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?

13-E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.

14-Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.

15-Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.

16-Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:

17-E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos;

18-E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;

19-E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo.

20-O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor;

21-E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Atos 2:1-21

Introdução:

 Guiados pelo Espírito Santo

Neste capítulo de Atos 2 , temos o relato de um dos acontecimentos mais marcantes descritos nas Escrituras Sagradas: O batismo no Espírito Santo. Depois da ascensão de Jesus e dos primeiros passos dados pelos apóstolos vistos no estudo de Atos 1.

O evangelista Lucas descreve detalhadamente o dia de Pentecostes e os efeitos impactantes do derramamento do Espírito Santo para o povo daquela época.

Além de deixar importantes ensinamentos sobre como o Consolador prometido pelo Senhor Jesus impulsiona as pessoas a estar no centro da vontade de Deus.

Por isso, continue conosco e acompanhe uma análise completa sobre o segundo capítulo ate o versículo 21 de Atos. Este conteúdo está imperdível e certamente irá agregar muito na sua, na nossa caminhada cristã. Vamos lá!

 O dia de pentecostes

Também chamado de “Festa da Colheita” ou “Dia das Primícias”, o Dia de Pentecostes era uma festa celebrada cinquenta dias após a Páscoa. A palavra grega original traduzida como “Pentecostes”, significa quinquagésimo.

Durante o dia de Pentecostes, os primeiros frutos da colheita de grãos eram trazidos pelas pessoas como forma de agradecer a Deus e expressar sua confiança na benção Dele sobre o resto de sua colheita.

Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

1 Tessalonicenses 5:18

O Dia de Pentecostes foi a segunda das três grandes festas que Deus ordenou que fossem guardadas no Antigo Testamento e ocorria entre a Páscoa e a Festa dos Tabernáculos.

Sete dias celebrarás a festa ao Senhor teu Deus, no lugar que o Senhor escolher; porque o Senhor teu Deus te há de abençoar em toda a tua colheita, e em todo o trabalho das tuas mãos; por isso certamente te alegrarás.

Deuteronômio 16:15

Em Atos 2 essa festa simbolizava 50 dias após o triunfo do Filho de Deus sobre a morte e essa data contou com um evento histórico.

Tema: Quando esperamos com paciência alcançamos a promessa.

(E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa).

Hebreus 6:15

(Atos 2:1-4) O batismo no Espírito Santo

¹ E tendo chegado o dia de Pentecostes, eles estavam todos concordemente em um só lugar.

² E, de repente, veio um som do céu, como de uma rajada de vento impetuoso e encheu toda a casa onde eles estavam assentados.

 ³ E lhes apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles.

E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforma o Espírito Santo lhes concedia falar.

O evangelista dá início ao capítulo descrevendo o momento do derramamento do Espírito Santo e a reação do povo diante dessa situação.

Os apóstolos e muitas pessoas (Acredita-se que eram 120 no total) estavam reunidos em um mesmo lugar no dia de Pentecostes.

Não se tratava apenas de uma reunião em um espaço físico, mas de suas mentes e corações alinhados ao propósito divino.

A expectativa deles era altíssima já que em qualquer instante o momento prometido há séculos poderia acontecer.

Jesus tinha alertado seus apóstolos sobre a proximidade do dia em que eles seriam batizados pelo Espírito Santo.

E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.

 

Lucas 24:49

 

Então de repente, o Espírito desceu dos céus e tomou todo aquele lugar e o interior de cada um, estabelecendo um evento sobrenatural jamais visto.

Um som, um vento e línguas de fogo foram os sinais visíveis do momento que capacitou todos os presentes para serem testemunhas da mensagem do evangelho nos quatro cantos da Terra.

(Atos 2:5-13) O espiritual é discernido espiritualmente

(Perceber com clareza)

⁵ E, em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações debaixo do céu.

E, quando isso foi amplamente divulgado, ajuntou-se uma multidão, estavam confusos, porque cada homem os ouvia falar na sua própria língua.

⁷ E todos eles estavam atônitos e maravilhavam-se, dizendo uns aos outros: Vede, não são galileus todos estes que falam?

⁸ Como ouvimos cada homem em nossa própria língua, em que nascemos?

Partos e medos, elamitas e os que habitam a Mesopotâmia, a Judeia e a Capadócia, o Ponto e a Ásia,

¹ A Frígia, a Panfília, o Egito e as partes da Líbia, junto a Cirene, e estrangeiros de Roma, judeus e prosélitos,

¹¹ e cretenses, e árabes, todos os ouvimos falar em nossas próprias línguas as obras maravilhosas de Deus.

¹² E todos se maravilhavam e estavam em dúvida, dizendo uns para os outros: O que significa isto?

¹³ E outros, zombando, diziam: Estes homens estão cheios de vinho novo.

No entanto, o que foi impressionante para aqueles que foram batizados pelo Espírito Santo, foi aterrorizante para toda a multidão atraída pelo barulho gerado por essa ocasião.

Enquanto alguns buscavam entender o que estava acontecendo, outros brincavam dizendo que na verdade os galileus estavam bêbados.

A reação não podia ser outra, porque apesar dos apóstolos falarem em línguas estranhas para os humanos, o som transmitido à multidão era ouvido de acordo com a língua materna de cada um deles. Assim, eles não podiam entender essa manifestação do Espírito.

Segundo o apóstolo Paulo, coisas espirituais só podem ser entendidas de maneira espiritual e o homem natural não pode compreendê-las.

Ou seja, o agir sobrenatural de Deus só pode ser compreendido quando estamos sensíveis ao toque do Espírito Santo, quando oramos e confiamos naquilo que ele declara em sua palavra.

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

1 Coríntios 2:14

Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.

Mateus 11:25

 (Atos 2:14) A autoridade concedida pelo Espírito

¹⁴ Mas Pedro, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz e disse-lhes: Homens da Judeia, e todos vós que habitais em Jerusalém, seja-vos isto conhecido, e escutai as minhas palavras:

Diante do cenário de avivamento e de confusão por parte da multidão, Lucas conta como o apóstolo Pedro proferiu um discurso memorável para aquela ocasião.

Pelo poder do Espírito Santo ele foi conduzido em cada palavra para levar aquela multidão a uma profunda reflexão e um arrependimento genuíno.

Porque o batismo havia sepultado qualquer dúvida no coração dos apóstolos e lhes dado autoridade para pregar o evangelho e manifestar o reino de Deus.

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.

Marcos 16:15-18

(Atos 2:15-21) O cumprimento da promessa

¹⁵ Porque estes não estão embriagados, como imaginais, sendo esta a terceira hora do dia.( a hora terceira correspondia a um horário próximo às nove horas da manhã);

¹ Mas isto é o que foi falado pelo profeta Joel:( Joel 2:28-32)

¹⁷ E acontecerá nos últimos dias, diz Deus, eu derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos homens jovens terão visões, e os vossos homens velhos sonharão sonhos;

¹⁸ e sobre os meus servos e sobre as minhas servas, eu derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão;

¹ e eu mostrarei maravilhas em cima no céu, e sinais embaixo da terra: sangue, fogo e vapor de fumaça;

² O sol se tornará em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e notável dia do Senhor.

²¹ E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

O apóstolo começou o seu discurso relembrando o que foi dito pelo profeta Joel sobre o derramamento do Espírito Santo.

A promessa começou a ser cumprida e pela primeira vez desde o pecado de Adão o Senhor poderia agir dentro das pessoas.

Agora a natureza delas podia ser mudada e direcionada para o centro da vontade de Deus.

Esperar em Deus pelo cumprimento das promessas sempre será o posicionamento ideal para o cristão.

O Espírito desceu no tempo devido, somente depois de pessoas serem preparadas pelo Senhor Jesus por mais de três anos.

Embora seja difícil manter-se confiante ao longo do processo, o agir de Deus sempre acontece no momento exato e em resposta a sua confiança Nele.

Conclusão:

Vendo esses homens que atenderão, obedecerão e esperarão a promessa de Deus em suas vidas, merecem sim a nossa consideração. Mas não podemos deixar de falar do exemplo a ser seguido, o exemplo primaz, o exemplo do filho de Deus. Jesus mesmo sendo provado de todas as formas não se deixou levar pelas aparências mais a ele foi dado todo o poder em cima no céu, na terra  e debaixo da terra. A ele seja tributada toda honra, toda gloria e todo o louvor para sempre amem.  Deus abençoe.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário