Salvador


web stats

segunda-feira, 24 de março de 2014

Não temas; crê somente.






E aconteceu que, quando voltou Jesus, a multidão o recebeu, porque todos o estavam esperando.
E eis que chegou um homem de nome Jairo, que era príncipe da sinagoga; e, prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que entrasse em sua casa;
Porque tinha uma filha única, quase de doze anos, que estava à morte. E indo ele, apertava-o a multidão.
Estando ele ainda falando, chegou um dos do príncipe da sinagoga, dizendo: A tua filha já está morta, não incomodes o Mestre.
Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva.
E, entrando em casa, a ninguém deixou entrar, senão a Pedro, e a Tiago, e a João, e ao pai e a mãe da menina.
E todos choravam, e a pranteavam; e ele disse: Não choreis; não está morta, mas dorme.
E riam-se dele, sabendo que estava morta.
Mas ele, pondo-os todos fora, e pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina.
E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer.
E seus pais ficaram maravilhados; e ele lhes mandou que a ninguém dissessem o que havia sucedido.

Lucas 8.40-42-49-56

Introdução:

Sabemos que Jesus veio para desfazer as obras do diabo. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
João 10.10

Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.
1 João 3.8.

E isso é incontestável, por este motivo que o pai de família chamado Jairo recorreu ao único que poderia desfazer anular, desmanchar aquele problema de enfermidade no meio dessa família. Jairo era chefe da sinagoga de cafarnaum, tinha uma filha pré-adolescente com quase 12 anos que foi acometida de uma enfermidade para morte e se tornou notável pela sua fé no Salvador. Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
Hebreus 11.1.
E o seu nome é a forma grega de Jair.

Primeiro ponto que me chama a atenção.

E eis que chegou um homem de nome Jairo, que era príncipe da sinagoga; e, prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que entrasse em sua casa;
Lucas 8.41.

Nesta passagem o que me chama a atenção é como chefe ou príncipe como seja se prostrou aos pés de Jesus e isso fala de humilhação

Prostrar:
Pros·trar - Conjugar
Verbo transitivo
1. Estender; deixar estendido.
2. Abater; humilhar; subjugar.
3. Matar, deixar morto.
4. [Figurado]  Extenuar, deixar sem forças e sem ânimo.
Verbo pronominal
5. Prosternar-se.
6. Curvar-se, humilhar-se.

E a palavra de Deus diz: Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
1 Pedro 5.6.

E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.
Mateus 23.12.

Segundo ponto que me chama a atenção.

Porque tinha uma filha única, quase de doze anos, que estava à morte.
Lucas 8.42.

É a responsabilidade que tinha como pai, tendo uma única filha tinha de uma maneira ou de outra curá-la, como pai ele sabia que sua filha era herança do Senhor.
Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.
Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.
Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade.
Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta.
Salmos 127.1-5.

O terceiro e ultimo ponto que me chama a atenção foi o intervalo que houve.

E indo ele, apertava-o a multidão.
Lucas 8.42
Enquanto Jesus se dirigia a casa de Jairo houve um intervalo de tempo, nos sabemos que onde Jesus estava havia multidões seguindo seus passos e nesse espaço de tempo não sei quanto tempo levou, mais uma coisa eu sei a filha de Jairo morreu. E esta noticia veio sobre este homem como: TEMPESTADE, THESUNAME um TERREMOTO em sua vida.

Como pai:
Tinha acabado.

Como pai:
A esperança desmoronou.

Como pai:
A herança fora perdida, sobre Jairo abateu-se uma tristeza minha filha morreu. Todas as expectativas desse homem tinha ido por água abaixo se perdeu, esse era agora o pensamento de Jairo minha filha morreu, ao receber a noticia da morte de sua filha tudo para agora. Mais Jairo tinha esquecido que o dono da vida estava ali e quando ele se encontra ali tudo muda aleluia.
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
João 11.25.

Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva.
Lucas 8.50.

Jairo não temas:

E disse-lhe: Não temas, que não te achará a mão de Saul, meu pai; porém tu reinarás sobre Israel, e eu serei contigo o segundo; o que também Saul, meu pai, bem sabe.
1 Samuel 23.17

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
Isaías 41.10

Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor.
Jeremias 1.8

Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.
Mateus 14.27

Mas ele lhes disse: Sou eu, não temais.
João 6.20

Conclusão:

Essa palavra vinda do filho de Deus na vida de Jairo fez a diferença e essa palavra vai fazer a diferença na sua vida. CRÊ SOMENTE.

Deus te abençoe.





Nenhum comentário:

Postar um comentário