Salvador


web stats

quarta-feira, 26 de março de 2014

Se Deus é tão bondoso, por que Moisés não entrou na terra da promessa?




Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás 
água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais. Então Moisés tomou a vara de diante do Senhor, como lhe tinha ordenado. E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós? Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais. E o Senhor disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado. Estas são as águas de Meribá, porque os filhos de Israel contenderam com o Senhor; e se santificou neles.

Números 20.8-13

Moisés fora privado de entrar na Terra Prometida devido ao episódio de Meribá Números 20.9-13. Porém, foi somente um erro, e ele ora varias vezes pedindo a Deus que o deixe entrar na terra. Então, Em Deuteronômio 3.21-29, encontramos o relato de Moisés suplicando a Deus que o deixe entrar em Canaã. Moisés recebe uma dura resposta negativa. Então, se Deus é bondoso e misericordioso, porque não deixou Moisés entrar? Por que Deus agiu assim?
Deus parece ser tão duro com Moisés nessa passagem. Moisés foi leal por 40 anos no deserto. Já havia vivido muita coisa com o Senhor. Havia visto o seu povo sofrer no Egito, foi comissionado por Deus para liberar seu povo, viu pragas e prodígios, com Deus realizou milagres, abriu o Mar Vermelho, viveu em função de Deus e Sua promessa. Teve uma incrível intimidade com Deus a ponto de seu rosto brilhar. Tornou-se um grande nome da História e exemplo de homem que vivia com Deus.
No entanto, vê-se impedido de entrar em Canaã devido ao episódio de Meribá.
Porém, foi o único erro. E Moisés está suplicando. Porque Deus é tão duro? Moisés foi um fantoche?

Antes de responder, lembremo-nos de algumas coisas.

·      A História de José .

Deus foi mal com José? (Gênesis 37-50)

Deus não foi mal com José. Mas, pelo seu beneplácito e infinita sabedoria, ele permitiu o sofrimento de José para um bem maior, que só foi enxergado por José quando este se reapresentou aos seus irmãos. Porém, nem José entendeu todos os bons desígnios que Deus efetuaria através dele. Desígnios que subsistiram eternamente na história da salvação.

·      Jesus e a crucificação.

O Mestre disse: “Faça-se a Tua vontade e não a minha.”. Ele sabia que iria sofrer, e que era muito alto o preço (ele iria beber o cálice da ira de deus contra o pecado humano), por isso não queria sofrer. Mas Jesus sabe que a sabedoria do Senhor projeta para um bem maior, ele aceita a vontade de Deus o Pai.

Com relação aos seus servos, podem confiar, mesmo em situações adversas, pois a incrível sabedoria, soberania e bondade do Senhor estarão sempre no controle. Por isso, o apóstolo Paulo pode dizer em Romanos 8.28. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Então, de que forma esta vontade foi boa em relação a Moisés? Isso vai responder nossa pergunta anterior: Por que Deus foi tão duro com Moisés?

Moisés já estava com 120 anos (hora de aposentadoria). Que gozo há com 120 anos em Canaã? Além do mais, era necessário guerrear ainda, pois as terras de Canaã precisavam ser conquistadas. Uma pessoa desta idade não tem condições de guerrear.  É melhor ir para Canaã com 120 anos onde ainda haveria problemas, ou ir para um lugar bem melhor com um corpo perfeito dado por Deus? Nesse lugar perfeito não haveria povo errante para guiar, deserto para desgastar-se, rebeliões, pecados, tristezas e nada de ruim. É como se Deus dissesse: “Aí está a terra que tu queres, a aposentadoria que tu queres. Mas não terá! Pois aqui está o melhor! O que tenho para você meu filho é bem melhor!”
Deus permitiu Moisés errar para dar-lhe uma benção! Um bem maior. Como disse Agostinho de Hipona: “Para aqueles que amam a Deus, tudo coopera para o bem, até mesmo os pecados”. Enxergamos o horizonte, Deus olha além deste.
Podemos notar a excelência da sabedoria divina na Escrituras:
1 Coríntios 2.16  “Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. “

Romanos 11.34-36 “Porque, quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.”
Então a vontade do Senhor é inteiramente perfeita. Dizer que a vontade de Deus é perfeita, significa dizer que ela é plenamente justa, agradável; e Moisés pode enxergar isso.
Podemos ver que ela é boa sobre dois aspectos:

1.   Ela Está num plano superior.

·      Já era a hora de Moisés parar. Aposentadoria.
·      Nesse novo momento (guerras) era necessário alguém jovem, mas obediente.
Por isso, Deus instruiu Moisés: “Anima-o, fortaleça-o... Assim como você sabe que Sou Grande e Poderoso (v.24, 28), ensine ele esta verdade.
Moisés precisava de descanso e o povo precisava de alguém jovem que continuasse a obra. E o Senhor proveu tudo isso através da retirada de Moisés e da elevação de Josué.

2.   Mostra que o reino e a obra é Dele.

Deus está no controle absoluto do Reino e de sua obra. Mesmo sendo um grande homem, Moisés descobriu que no Reino de Deus não existe insubstituíveis, pelo contrário, o Reino de Deus é levantado por Ele e Ele levantará pessoas segundo o Seu coração para dar continuidade a sua obra.

O Senhor sabe todas as coisas, tudo esta controlado por ele.


Deus te abençoe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário