E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida
de qualquer não consiste na abundancia do que possui.
Lucas
12.15
O que
me chama a atenção nesse versículo é a clareza em que ele se apresenta, algo
que esta bem explicito para entender a sua singularidade ‘de uma maneira
simples sem muito entrave ou mesmo complicação. A palavra de Deus diz que
devemos acautelar e acautelar quer
dizer ter cuidado, em uma causa mais clara tenha cuidado preservar com cautela,
prevenir, observemos que a palavra de
Deus manda ser cauteloso com determinadas situações do nosso dia a dia sendo
também cauteloso com a chamada avareza
e o que isso quer dizer:
Avareza | s. f.
Substantivo
feminino
1. Apego sórdido ao dinheiro para acumulá-lo.
2. Mesquinharia.
Então
você há de concordar comigo de que a palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, em fim
é uma realidade posso dizer que atualíssima. E La diz que temos que nos prevenir
e nos guardar da avareza, ou seja, o apego exacerbado ao dinheiro. Ninguém pode
servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicara
a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Mateus 6.24),
quando a palavra fala Mamom esta se referindo as riquezas e quando isso
acontece a pessoa se torna um mesquinho.
Mesquinho | adj. | adj. s. m.
1ª pess. sing. pres. ind. de mesquinhar
mes·qui·nho
(árabe miskin, pobre, desgraçado, infeliz)
Adjetivo
1. Que não tem o indispensável em quantidade suficiente.
2. Que tem poucos recursos. = POBRE
3. Que tem uma visão ou uma compreensão muito limitada.
4. Infeliz, desditoso.
5. Inspirado em sentimentos vis.
6. De aparências ou formas acanhadas.
Adjetivo e substantivo masculino
7. Que ou quem é
muito apegado ao dinheiro ou a bens materiais. = AVARENTO, FORRETA, SOMÍTICO,
SOVINA
mes·qui·nhar - Conjugar
(mesquinho + - ar)
Verbo transitivo
1. Dar com mesquinhez.
2. Negar por mesquinhez.
3. Regatear.
Verbo pronominal
4. Fazer-se mesquinho.
Em qual dessas definições você se encaixa, não seja
mesquinho. A palavra de Deus conclui dizendo, por que a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.
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