Salvador


web stats

quinta-feira, 4 de julho de 2013

O choro como mudança de vida

Saber qual a diferença do choro de Pedro  e  o de Judas Iscariotes  e fazer uma comparação sobre essa diferença de emoções e saber se isso trouxe algum beneficio para ambos, e qual o efeito que isso causou.

Choro (fisiologia)







Uma criança chorando

O choro, pranto (choro em excesso) ou ato de chorar ou lacrimejar é um efeito fisiológico dos seres humanos que consiste na produção em grande quantidade de lágrimas dos olhos, geralmente quando estão em estado emocional alterado como em casos de medo, tristeza, depressão, dor, saudade, alegria exagerada, raiva, aflição, etc.
Processo fisiológico
O sistema límbico, sistema do cérebro responsável pelos sentimentos, associa um estímulo emotivo com aqueles que já temos guardados, gerando algumas respostas, sendo que uma delas é o choro. Depois disso, várias substâncias envolvidas no processamento das emoções, como noradrenalina e serotonina, e. g., são liberadas. Através do sistema nervoso independente (responsável por ações como piscar dos olhos) causarão a contração da glândula lacrimal,
 liberando a lágrima.
Esses fenômenos neurológicos e endocrinológicos são relacionados ao instinto de defesa do ser humano. Pode-se dizer que há alguns tipos de choro: o resultante de algum tipo de emoção espontânea ou simulada e o intermitente ou persistente, que pode surgir sem motivo e indica uma possível doença como depressão, por exemplo.
Choro simulado
O choro pode ser uma necessidade gerada pelo organismo, mas nem sempre se desencadeia desse processo. O ser humano tem a capacidade de simular o choro para conquistar um objetivo:
Crianças, por exemplo, quando querem chamar a atenção do responsável choram ou gritam.
Um adulto, para desencadear uma reação de empatia, de solidariedade.
Os artistas, atores e atrizes, para representar uma dramatização. Um recurso bastante utilizado é uma técnica difundida pelo russo Constantin Stanislavski (1863-1938) e é aplicada em escolas de teatro: "O ator que usa essa técnica pensa em algo pessoal que ajude a desencadear a sua emoção", explica a atriz Layla Roiz, do teatro Oficinão do Galpão de Belo Horizonte. Há também o "cristalzinho japonês", um produto vendido em farmácias que é à base de mentol. Os atores passam debaixo dos olhos para produzir lágrimas.
Referências bibliográficas
RODRIGUES, Greice. Rio de Lágrimas: Na semana passada, o País assistiu a cenas de choradeira. Mas nem sempre o pranto é sincero. São Paulo: Editora Três, ISTOÉ n° 1865, p. 40-41, 13 de jul. 2005.

Júlio Dinis

Nascimento: 14 de Novembro de 1839
Morte: 12 de Setembro de 1871 (31 anos)
Biografia: Joaquim Guilherme Gomes Coelho foi um médico e escritor português. Júlio Dinis viu sempre o mundo pelo prisma da fraternidade, do otimismo, dos sentimentos sadios do amor e da esperança. Quanto à forma, é considerado um escritor de transição entre o romantismo e o realismo.
“Não sei que moda anda agora de se não considerar o choro como a mais eloqüente expressão do pesar! Eu por mim é dos sinais em que deposito mais fé. Exemplo de choro:
1-

Analistas afirmam que choro após morte de Kim Jong-il pode ser falso
21/12/2011 | 14h47min




Mulheres choram em Pyongyang após receberem a notícia da morte de Kim Jong-il, na segunda-feira
Foto: AP
Imagens de norte-coreanos chorando após a morte do líder Kim Jong-il, ocorrida no último final de semana, correram o mundo e passaram a impressão de que há um sentimento generalizado de tristeza e luto no país.
Mas esse comportamento levantou questionamentos sobre a sinceridade da expressão de sentimentos demonstrada nas imagens da televisão estatal do país - e até que ponto os norte-coreanos não estariam seguindo regras de procedimento.



Exemplo de choro real:
2-

ENTREVISTA COM A “MENINA DA FOTO”, 40 ANOS DEPOIS



Ela se transformou no símbolo da dor da guerra do Vietnã. Sua foto, correndo nua diante do bombardeio de seu vilarejo deu a volta ao mundo e hoje completa 40 anos. Phan Thi Kim Phuc ainda leva no corpo as marcas do bombardeio. Mas insiste: perdoou que lançou as bombas e garante que não quer revanche. “Eu estive no inferno e decidi que, se eu mantivesse o ódio, nunca sairia desse inferno”, afirmou a vietnamita.
Em entrevista que me concedeu no ano passado em Genebra, Kim conta que jamais se esquecerá daquele 8 de junho de 1972. Veja o que ela tem a dizer:
“Estávamos em nossas casas e, de repente, começamos a ver que nossa vila estava sendo atacada. Corremos para um templo que não ficava longe da minha casa. Mas ai os adultos se deram conta que o templo também estava sob ataque”, conta. “A decisão de todos foi de sair correndo. Eu estava com muito medo. Ao sair, senti meu corpo inteiro queimar, como se eu estivesse em um forno. Era o napalm, que eu sinceramente não tinha idéia do que era até aquele momento”, diz. “Eu gritava nong qua, nong qua – muito quente, muito quente”, conta.
65% de seu corpo foi queimado. As queimaduras vieram da bomba de napalm que foi solta sobre seu vilarejo, Trang Bang, no sul do Vietnã e 40 quilômetros de Saigon. A bomba foi largada pelos soldados do Vietnã do Sul contra tropas do Vietnã do norte que já estavam na região. A operação, segundo pesquisas, teria sido coordenada com militares americanos, ainda que Washington jamais tenha admitido. Em 1972, Kim tinha apenas nove anos. Hoje, com 45 anos, é casada e mora no Canadá com seus dois filhos. Sua foto, tirada por um jornalista da
AP ganhou o Prêmio Pulitzer daquele ano e se tranformou no símbolo do absurdo daquele conflito.

TEMA:

O choro como mudança de vida

Jesus chorou. João 11:35

Vemos que o choro faz parte de nossas emoções e que a PALAVRA DE DEUS esta repleta de situações onde pessoas demonstraram as suas emoções através do mesmo, até o próprio Jesus o fez, mais sabemos que esse choro do filho de Deus trouxe mudanças para vida de uma família que ele muito amava. Houve assim uma mudança benéfica e essa mudança trouxe a família novas experiências, expectativas, alegrias e acima de tudo um choro de gratidão pelo  feito, se você hoje chora isso tem que trazer pra você algum beneficio , bom ou ruim, por isso trago como tema: O CHORO COMO MUDANÇA DE VIDA.
Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o Galileu.
70 Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes.
71 E, saindo para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno.
72 E ele negou outra vez com juramento: Não conheço tal homem.
73 E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia.
74 Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou.
75 E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente. Mateus 26.69; 75

SOMOS ESQUECIDOS

Como seres humanos,  somos esquecidos daquilo que prometemos:
A palavra de Deus nos mostra Pedro negando ao Filho de Deus, mas o versículo 75 diz: 75 E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera:( Mateus 26. 75 ), este aviso esta registrado  no mesmo capitulo e os versículos a seguir:
Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão.
Mas, depois de eu ressuscitar, irei adiante de vós para a Galiléia.
Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei.
Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante,  três vezes me negarás.
Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.

Mateus 26:31-35

O choro como mudança de vida, na vida de Pedro trouxe a ele coisas boas houve verdadeira transformação.

O que me chama a atenção é que Pedro chorou amargamente.
E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.

Mateus 26:75

Este choro amargo de Pedro trouxe em sua vida grandes mudanças, ele já não é arrogante, pra frente, bravo , cheio de alto confiança.

Depois do choro veio o arrependimento e a mudança de vida, em todos os sentidos.

Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.
Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.
Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;
E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;

Atos 2:14-18

De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,

Atos 2:41

Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

Salmos 30:5

Temos outra passagem que nos mostra o contrario daquilo que aconteceu com Pedro, é o caso de Judas Iscariotes, que teve a sua oportunidade mas não teve o mesmo êxito lamentavelmente, chorou mas não obteve a MUDANÇA DE VIDA, tirando sua própria vida.
O choro como mudança de vida, na vida de Judas Iscariotes trouxe a ele coisas más não houve  transformação.
Então, um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os principais dos sacerdotes
E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata, E desde então buscava oportunidade para o entregar.

Mateus 26:14,15;16

A TRAIÇÃO

E, estando ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo.
E o que o traía tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar é esse; prendei-o.
E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi; e beijou-o.

Mateus 26:47-49

A RECOMPENSA

Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe,  arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos,
Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo.
E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.

Mateus 27:3-5

CONCLUSÃO:

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;

Mateus 5:4

Nenhum comentário:

Postar um comentário